O Telescópio Hubble poderá regressar ao activo em breve

0

O Telescópio Hubble, que foi alvo de uma avaria a 5 de Outubro, poderá estar prestes a ficar activo de novo. Os engenheiros da NASA parecem ter finalmente descoberto como trazer o telescópio Hubble novamente ao activo, depois de analisarem o equipamento deste que estava a apresentar problemas.

A avaria terá sido no módulo responsável pelo controlo da direcção do telescópio, essencial para a sua função, e devido a isso, o aparelho entrou em modo de segurança, a equipa resolveu o problema utilizando uma peça de reserva que permitirá ao Hubble voltar a operar, sem qualquer tipo de problema.

O giroscópio, é extremamente importante e essencial ao funcionamento do Hubble, uma vez que este é o responsável por medir a velocidade a que o telescópio se desloca no espaço, sendo este o terceiro giroscópio a avariar no telescópio, de seis que o integram, e apesar de o telescópio apenas necessitar de 3 giroscópios para trabalhar, a NASA estava a encontrar problemas com um destes.

O módulo em questão, esteve em stand-by durante sete anos e meio, e quando a NASA decidiu activá-lo, depois da avaria do outro módulo, estava a enviar leituras erradas acerca da velocidade de rotação do telescópio, dando informação de que este estaria a rodar muito mais rápido do que na realidade estava.

O Hubble tem a capacidade de operar apenas com dois giroscópios, mas ao fazê-lo, passa a estar limitado em relação aos objectos que pode observar, mas a NASA conseguiu resolver o problema, primeiro tendo experimentado desliga-lo e liga-lo novamente, mas sem sucesso, depois disso, a agência seguiu uma série de procedimentos que têm como objectivo recalibrar o giroscópio em caso de problemas de alinhamento do mesmo, e aparentemente, este procedimento resolveu o problema.

Apesar de o problema estar aparentemente resolvido, o telescópio ainda não voltou ao activo, pois a NASA está a proceder a uma série de testes, para garantir que o problema está realmente resolvido.

Comment