Mar Negro: Naufrágio mais antigo do mundo com mais de 2400 anos

0

Foi encontrado no Mar Negro o barco naufragado mais antigo de sempre, com uma data estimada de mais 2400 anos, pensa-se que o barco possa ter pertencido à Grécia.

A descoberta foi feita quando um grupo de arqueologistas se encontrava a explorar o fundo do Mar Negro, e durante esta análise às profundidades, detectaram o colossal barco de 23 metro de comprimento, que ainda tem o seu mastro e leme intactos.

A embarcação foi descoberta a cerca de 2 quilómetros de profundidade, por mergulhadores do Black Sea Maritime Archeology Project (MAP), e concluíram que o incrível estado de preservação do barco, se deve à quase inexistência de oxigénio na água a tal profundidade, e segundo o responsável pelo estudo, o professor Jon Adams, este nunca consideraria a hipótese de encontrar um barco em tal estado de conservação, como cerca de 2km de água por cima, e esta descoberta poderá alterar a forma e zonas onde procuramos por destroços de barcos do mundo antigo.

Os pesquisadores acreditam que o barco naufrago se tratará de uma embarcação de mercadorias grega, similar às que podem ser observadas em alguns dos vasos cerâmicos recuperados da Grécia antiga, como o famoso Siren Vase, que se encontra exposto no British Museum.

Devido à extrema profundidade a que se encontra o barco naufragado, este irá para já ser mantido onde está, no entanto foram retiradas pequenas amostras para a elaboração da datação por carbono, que concluiu qual a idade do barco.

O projecto conta já com a descoberta de mais de 60 naufrágios datando de entre o império romano, ao século XVII. Esta nova descoberta leva-nos claro, a questionar o que mais poderemos desconhecer, uma vez que uma vasta extensão dos oceanos e mares da Terra se mantém inexplorada.

Comment