Encontrados 20 sarcófagos em Luxor

0

Foram encontrados 20 sarcófagos em estado intacto construídos em madeira na cidade egípcia de Luxor. Esta importante descoberta, é já considerada uma das mais importantes dos últimos anos no campo da arqueologia.

Os sarcófagos estão ornamentados com inscrições egípcias e coloridas, e segundo o Ministério das Antiguidades do Egipto, datam de entre 1994 a.C. e 332 a.C. e foram encontrados em escavações na Necrópole de Asasif.

Nas fotografias agora publicadas, é possível observar 20 sarcófagos sob o formato clássico, respeitando a fisionomia humana, e estão repletos de hieróglifos e pinturas alusivas ao Antigo Egipto, e apesar de os especialistas não terem ainda divulgado o que se encontra inscrito nestes, prometeram dar no próximo sábado uma conferência no qual irão abordar o tema.

Segundo o Ministério Egípcio, os sarcófagos encontram-se selados e em perfeito estado de conservação, tendo sido encontrados em dois níveis sobrepostos num túmulo em Al-Assasif, sito na margem oeste do Rio Nilo, região de Tebas Ocidental, e segundo os especialistas, tudo indica que os sarcófagos em questão, terão eventualmente pertencido a nobres da época, e estes são uns dos mais bem conservados encontrados nos últimos anos, sendo por isso, esta uma descoberta bastante interessante e importante.

Comment