Windows 10 Pro para Workstations

0

Antigamente, na década de 90, existiam dois tipos de computadores diferentes de produção: os computadores de consumo, e as Workstations. Estes computadores eram completamente diferentes, ao ponto de as workstations terem hardware bastante específico, incompatível com o hardware dos computadores de consumo, e até software e sistemas operativos específicos, mas com o passar do tempo, com o banalizar do mercado informático, as diferenças foram diminuindo, acabando eventualmente por desaparecer.

Os computadores, dos quais dependemos no nosso dia a dia, são bastante mais simples, diferenciando apenas nas garantias e por vezes nos processadores e placas gráficas de uma gama melhorada. Mas a Microsoft parece estar a planear ressuscitar o conceito Workstation, ao anunciar a sua nova versão, Windows 10 Pro for Advanced PC’s.

Aparentemente o novo sistema operativo da Microsoft irá incluir suporte para o ReFS (Sistema de Ficheiros Resiliente, o sucessor do conhecido NTFS, que foi apresentado no Windows Server 2012), este novo sistema de ficheiros foi desenhado para aumentar a resiliência de dados, com protecção automática contra a degradação de dados, mas não é completamente compatível com o NTFS e o seu desempenho apresenta diferenças conforme as funcionalidades que estejam ligadas.

A Microsoft facultou também dados acerca da nova versão que afirmam que esta irá ter capacidade de suportar até 6TB de memória e suporte para até 4 processadores (a versão actual apenas suporta dois), e este é um limite bastante mais importante do que aparenta uma vez que dois processadores Xeon E5 da intel topo de gama podem facilmente atingir os 44 núcleos, e os da AMD 64.

Fazendo as contas como deve de ser, chegamos à conclusão que um sistema com quatro sockets de processador, conseguirão suportar cerca de 88 núcleos no caso da Intel, e 128 no caso da AMD, e uma vez que no mercado existem hoje em dia muito poucas opções de sistemas com suporte para quatro processadores, devido aos processadores de múltiplo núcleo, a Microsoft poderá saber algo que nós ainda não sabemos.

Apesar de termos de saber mais acerca deste sistema operativo ainda, este novo Windows 10, parece também ir fornecer capacidades melhoradas para aqueles que tiram um partido mais profissional das workstations.

Leave A Reply