WhatsApp adiciona encriptação ponto-a-ponto

0

Com a encriptação ponto-a-ponto, as mensagens são truncadas assim que saem do dispositivo do remetente e só podem ser desencriptadas pelo dispositivo de destinatário. Torna a mensagem impossível de ler se for interceptada, por exemplo por criminosos ou pela policia.

O Whatsapp, que tem mais de um bilião de utilizadores a nível global, disse que as transferências e as chamadas de voz irão também ser encriptadas. A companhia subsidiária do Facebook disse que proteger as comunicações privadas era uma das duas “crenças principais”. A encriptação foi trazida ao publico em geral recentemente após o FBI ter exigido à Apple que a ajudasse a aceder aos dados de um iPhone utilizado pelo atirador da Califórnia Syed Farook.

O Whatsapp disse: “A ideia é simples: quando envia uma mensagem, a única pessoa que a consegue ler é a pessoa ou grupo de conversação (chat) para a qual você enviou. Ninguém consegue ver o conteúdo dessa mensagem. Nem ciber-criminosos. Nem hackers. Nem regimes opressivos. Nem Nós”.

Os utilizadores com a ultima versão da aplicação foram notificados sobre a alteração quando enviaram mensagens na Terça. A definição está activa por defeito. A Amnistia Internacional disse que esta é uma “grande vitória” pela liberdade de expressão.

“A divulgação pelo Whatsapp do protocolo de sinal, que providencia encriptação ponto a ponto para o seu bilião de utilizadores em todo o mundo, é uma grande mais-valia para as pessoas poderem se expressar e comunicar sem medo”, disse a organização na sua declaração.

“Esta é uma grande vitória para a privacidade e liberdade de expressão, especialmente para activistas e jornalistas que dependem de comunicações fortes e seguras para poderem elaborar o seu trabalho se terem de colocar as suas vidas sobre um risco maior”.

_89096627_whattaapp

A decisão da Whatsapp também foi aclamada pelos profissionais da segurança.

“Os responsáveis pelas escutas lamentam, os cidadãos cumpridores da lei agradecem, esta ultima actualização do Whatsapp é uma vitória para a privacidade nas comunicações”, disse Lee Munson, um pesquisador de segurança para a Comparitech.

“Com a habilidade de aceder aos dados removida até da empresa por detrás da aplicação, apenas agencias policiais mal informadas tentarão algo enquanto as massas apreciam as mensagens de texto encriptadas, as fotos, vídeos e chamadas que eles têm vindo a exigir desde que Edward Snowden abriu os olhos ao mundo acerca da vigilância governamental”.

A jogada provavelmente irá irritar as agências policiais, particularmente o US Department of Justice que recentemente expressou a sua preocupação sobre a informação “inalcançável” contida em alguns dispositivos. O DoJ não respondeu ao pedido da BBC para comentários na Terça passada. Outras aplicações de mensagens com encriptação ponto-a-ponto como a Telegram, que se sabe que é utilizada pelo estado islâmico para partilhar informação.

[BBC News]

Comment