Vídeo da NASA simula como Marte seria há 4 biliões de anos

0

Um Novo Vídeo feito pela NASA mostra como Marte – o quarto planeta a contar do Sol e o segundo menor no Nosso Sistema Solar – eventualmente seria há Biliões de Anos atrás.

Nos dia de hoje, Marte é um Planeta Frio e Deserto. Água no Estado Líquido não pode ser encontrada à Sua superfície devido à Baixa Pressão Atmosférica e Termperatura, apesar de existirem evidências de jactos líquidos que provavelmente consistem numa solução salobra com temperatura de congelamento reduzida. A Água, nas condições actuais poderá exister em estado sólido (Gelo) ou passar directamente para o estado Gasoso sem necessitar de passar pelo estado líquido.

À cerca de 4 Biliões de Anos quando o Planeta era Jovem, o mesmo aparenta ter tido uma atmosfera densa que seria quente o suficiente para suportar oceanos de água em estado líquido – um ingrediente crítico para a vida como a conhecemos.

O Vídeo acima mostra como a superfície do planeta vermelho se assemelharia durante este Período Ancestral, começando com um sobrevoar de um lago.

“Existem Canais Estruturados Dendríticos (Drenagem) característicos que, como na Terra, são consistentes com a erosão da superfície por fluxos de água. Os interiores de algumas crateras de impacto têm bacias sugerindo lagos da cratera, com muitas mostrando os canais de ligação consistentes para a água fluir para dentro e para fora da cratera “, explicou o Dr. Joseph Grebowsky do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, que é o cientista do projecto para Marte da NASA Atmosfera e missão Volatile Evolution (MAVEN).

É desconhecido se o clima habitável durou o tempo suficiente para a vida a surgir em Marte.

 

Leave A Reply