Vai ser possível transformar água salgada em potável

0

Esta descoberta foi divulgada durante esta semana e confirma ser possível filtrar o sal, deixando a água limpa e potável. No ano de 2025, prevê-se que 14% da população global sofra com a escassez de água, segundo dados da União Europeia, que apontam ainda as diversas alterações climáticas como sendo factores que podem piorar os cenários, já que conduzem ao aumento da temperatura e à escassez de chuva.

Foi um grupo de investigadores britânicos que descobriu uma nova forma de filtrar o sal da água salgada com uma espécie de peneira à base de grafeno, esta descoberta pode mesmo permitir que as condições de diversas zonas do mundo, comos as que não têm acesso a água limpa, sejam eventualmente melhoradas.

O grafeno, é uma forma cristalina de carbono, organizado numa rede hexagonal e foi identificado pela primeira vez na Universidade de Manchester, no ano de 2002. Desde essa data, os cientistas focaram os seus trabalhos no desenvolvimento de uma peneira com custos reduzidos que permitisse a dessalinização a uma escala industrial.

Esta descoberta foi divulgada durante esta semana, e foi publicada no Nature Nanotechnoly. Ainda garante conseguir solucionar os problemas com que a equipa se deparava anteriormente, os investigadores explicaram que conseguiram restringir o crescimento dos poros ao revestir o material com um composto de resina, evitando assim que os poros inchem e assim filtram o sal, deixando água limpa e potável.

Rahul Nair, responsável pelo projecto, explicou num comunicado à universidade que, a inovação, é “um passo significativo e vai abrir novas possibilidades para melhorar a eficiência da tecnologia na dessalinização”.

“Esta é a primeira experiência clara. Demonstrámos também que existem possibilidades realistas para expandir a abordagem descrita e produzir em massa membranas à base de grafeno com os tamanhos de peneira necessários”, acrescentou.

No entanto, ainda é necessário apurar se esta solução é eficiente na prática. Mas já se toma como um grande avanço na dessalinização.

Comment