Vai arrefecer: O vórtice polar está a mudar!

0

Ao longo dos últimos anos, as mudanças climáticas atingiram o Árctico fortemente e agora, um novo estudo mostra que o vórtice polar está a mudar, e podemos esperar Invernos mais rigorosos e mais longos na costa leste dos EUA e em partes da Europa.

Mas o que é o Vórtice Polar? O vórtice polar é onde o vento frio polar está localizado, e que por vezes, se danifica e somos afectados por ele, passando por períodos de frio extremo. Na verdade, existem dois vórtices polares, o vórtice polar estratosférico, localizado cerca de 19 800 metros acima da superfície terrestre, e o vórtice polar troposférico, que está a entre 5 500 e 9 100 metros de altura.

Normalmente, quando ouvimos falar sobre eles na meteorologia, o referido é o vórtice troposférico, que é responsável pelas frentes frias ocasionais que enfrentamos. O que este novo estudo está a analisar, é o vórtice polar estratosférico, que pode ter um efeito maior, mas mais subtil sobre o clima.

Depois da analise de mais de três décadas de dados satélite, a equipa reparou que o vórtice polar estratosférico tem vindo a se mover em direcção à Europa e Ásia, e a ficar mais fraco. Sabemos que isto pode parecer uma boa notícia, mas não é bem assim, porque à medida que enfraquece, torna-se também mais sucessível de se danificar, e, portanto, pode afectar as estações menos frias.

Embora o enfraquecimento do vórtice não seja algo novo, o fato se estar a mover em direcção ao Continente da Euroásia é novo, e pode fazer com que a Costa Leste dos EUA fique ainda mais fria. Esta mudança do vórtice, é também responsável pelo desaparecimento do gelo no árctico e pelo aumento da neve no velho continente. Os cientistas sabem que a mudança se deve ao desaparecimento do gelo, mas não sabem exactamente por quê.

Infelizmente, os cientistas terão uma boa oportunidade para estudar o porquê, uma vez que com o aumento da temperatura de 20 graus Celsius no Pólo Norte, as placas de Gelo terão dificuldade em se recuperar.

Comment