A utilização excessiva de redes sociais e selfies incentiva ao narcisismo

0

Segundo um novo estudo, a utilização excessiva de redes sociais, e o hábito de tirar constantemente selfies, torna as pessoas em narcisistas. Segundo os pesquisadores, pelo menos um quinto da população mundial, está sob o risco de desenvolver traços narcisistas associados com a utilização excessiva de redes sociais, com particular enfase na partilha de fotografias.

O estudo foi levado a cabo por pesquisadores da Swansea University e da Milan University, que estudar as alterações de personalidade de 74 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, durante um período de quatro meses, tendo avaliado também a utilização por parte dos indivíduos de redes sociais como o Twitter, Facebook, Snapchat e Instagram.

Todos os indivíduos que utilizaram excessivamente as redes sociais, demonstraram um aumento em cerca de 25% dos traços narcisistas durante o decorrer do estudo.

O narcisismo é um grave problema do foro psicológico, que pode oscilar entre o exibicionismo dos seus bens materiais, e a exploração de outros indivíduos, o estudo concluiu também que grande parte daqueles que apenas utilizaram as redes sociais para comunicação exclusiva verbal, não apresentavam estes traços, embora o estudo tenha concluído que aqueles que apresentavam já à partida traços de narcisismo, foram precisamente aqueles que tenderam a optar pela interacção social verbal em vez de partilharem fotos.

De todos os envolvidos no estudo, apenas um indivíduo não fazia recurso à utilização das redes sociais, e a utilização média diária das redes sociais foi de cerca de 3 horas, embora alguns dos participantes chegassem a utilizar as redes sociais durante 8 horas.

Mais de dois terços dos inquiridos, utilizaram as redes sociais para a partilha de fotos, sendo que 60% dos participantes utilizaram o Facebook, 25% o Instagram, e 13% o Twitter e o Snapchat.

Segundo foi possível concluir com o estudo, cerca de 20% das pessoas que utilizam as redes sociais, estão em riscos de desenvolver traços de narcisismo, sendo estes um número e um problema preocupantes.

Comment