Uma dieta de baixas calorias pode reverter os Diabetes do Tipo 2

0

Um novo estudo demonstra como o uma dieta baixa em calorias pode não só melhorar severidade dos diabetes do tipo 2, como também reverte-los totalmente em animais. Se este interessante feito conseguir ser reproduzido nos seres humanos, poderemos estar perante uma incrível revolução na forma como os diabetes do tipo 2 são tratados.

Há muito se sabe da ligação entre os hábitos de alimentação e os diabetes do tipo 2, uma vez que este tipo de diabetes se manifesta quando o corpo deixa de conseguir gerir os níveis de glucose no sangue.

A equipa responsável pelo estudo, limitou o nível de calorias da dieta dos ratos com diabetes utilizados no estudo, e descobriu que existiu uma rápida descida dos níveis de glucose no sangue, e conseguiram inclusivamente detectar alguns detalhes acerca do motivo pelo qual tal aconteceu.

A nova dieta influenciou três mecanismos distintos do fígado, a conversão de ácidos lácteos e aminoácidos em glucose, a conversão do glicogénio em glucose, e a diminuição de conteúdo gordo, e devido a influencia sobre os mesmos, existe uma melhoria da resposta do fígado à insulina.

Essa resposta é extremamente importante, uma vez que devido à baixa capacidade do corpo de produzir insulina, ou por este se tornar resistente a ela, os níveis de açúcar no sangue sobem tanto que os diabetes do tipo 2 se manifestam.

O mais incrível desta descoberta não são apenas os três mecanismos afectados, mas também o facto de terem surgido resultados passados apenas 3 dias do início da dieta, e sem que existisse qualquer alteração a nível de peso dos ratos.

O importante será agora perceber se a dieta, surtirá efeitos similares no ser humano, altura em que, a doença poderá inclusivamente ser considerada como erradicada, tornando esta, numa descoberta extremamente importante.

Leave A Reply