Todos os Carros Tesla em Produção Têm um Novo Sistema de Condução Automática

0

Carros de condução automática serão o futuro em termos de transporte e segurança, ajudando a transição do transporte humano para um futuro mais sustentável. Além disso, a autonomia integral dos carros Tesla abre caminho para um meio de transporte mais barato e mais fiável, tanto para quem tenha carro, como para quem não tenha.

A Tesla publicou um comunicado de imprensa, no qual revelou que todos os carros em produção neste momento na fábrica, incluindo o modelo de baixa gama, Model 3, passam a incluir de fabrica todo o equipamento necessário para a capacidade de condução automática integral, sendo ao mesmo tempo bastante mais seguro do que um condutor humano consegue ser. O equipamento consiste em 8 câmaras que garantem uma visão de 360º em torno do carro com um alcance de 250 metros, para além disso, o carro tem também 12 sensores ultra-sónicos, permitindo a detecção de objectos pouco densos ou sólidos a sensivelmente o dobro da distância do sistema anterior.

Para processar todos estes dados, um novo computador de bordo mais de 40 vezes a capacidade de processamento do anterior foi instalado e controla também todo o novo equipamento, para além de todo o restante sistema do carro. Com tudo isto, o sistema cria uma visão do mundo, que condutor nenhum consegue obter instantaneamente, conseguindo observar todas as direcções simultaneamente, e com comprimentos de onda que vão muito para além dos sentidos humanos.

Apesar do facto de poder já hoje comprar um Model S ou um Model X com este novo equipamento, as novas funções ainda irão ter de ser calibradas utilizando dados de milhões de quilómetros de condução no mundo real para garantir que a função é cumprida com total eficácia. Até esta tarefa estar completa, os carros com este novo equipamento irão ter em falta algumas funções já existentes nos carros Tesla com o equipamento de Piloto-automático de primeira geração, incluindo algumas funções de segurança padrão como a travagem automática de emergência, o aviso de colisão, transposição de faixa de rodagem e cruise control activo. Assim que estiverem calibradas irão ficar disponíveis automaticamente com a actualização remota bem como todas as novas funções. Como normalmente, o sistema de actualização remota da companhia irá manter os clientes no auge da tecnologia, e manter todos os Tesla, mesmo os com a primeira geração de Piloto-automático e carros anteriores, mais capazes e seguros com o decorrer do tempo.

Comment