Tesla acaba de converter uma ilha inteira para energia solar

0

A Tesla acabou de anunciar a aquisição da SolarCity e a conclusão do processo de instalação de painéis solares e baterias, que irão agora, alimentar na totalidade a ilha de Ta’u na Samoa Americana.

A ilha, que tem 600 habitantes era anteriormente alimentada por um grupo de pouco fiáveis geradores a gasóleo, que dependiam de estar atestados com combustível, e necessitavam de intervenção humana constante por forma a mantê-los a trabalhar. Mas devido a esta intervenção da Tesla em conjunto com a SolarCity durante este último ano, tudo isto mudou, e podem agora depender da energia mais poderosa conhecida pelo homem, o Sol.

O objectivo deste projecto é não só apenas fornecer aos habitantes uma fonte mais fiável e mais ecológica de energia, mas também comprovar a capacidade e potencial da energia solar numa situação real a uma comunidade inteira.

Graças à instalação de um total de 5328 painéis solares da SolarCity, e 60 Powerpacks da Tesla, a ilha está agora quase 100% independente em termos de energia. Este projecto foi largamente suportado por fundos governamentais dos Estados Unidas e da Samoa Americana. Graças a esta operação, a ilha beneficia agora de um ambiente mais limpo, e ao mesmo tempo, poupa milhares de barris de petróleo, o que por sua vez, evita a poluição do ambiente durante o seu transporte.

A solução utilizada pela Tesla e pela SolarCity, garante que, mesmo que o Sol não brilhe ao longo de três dias, as baterias consigam suportar essa ausência, e conseguem atingir a carga total numas extraordinárias 7 horas.

Apesar da aquisição da SolarCity poder parecer lógica, temos de relembrar que q companhia não é muito lucrativa, algo que achamos que Elon Musk conseguirá resolver sem grandes problemas.

Veja o Vídeo do Projecto abaixo

Leave A Reply