SpaceX lança mais 60 satélites para o espaço

0

A SpaceX anunciou que concluiu com sucesso o lançamento de mais 60 satélites destinados à construção da constelação Starlink. A empresa usou um foguetão Falcon 9 reaproveitado e conseguiu novamente recupera-lo após o lançamento. Recorde-se que a empresa já conseguiu recuperar 48 vezes os foguetões, num total de 56 tentativas. O último falhanço neste capítulo aconteceu em dezembro de 2018.

A rede Starlink conta agora com 240 satélites em órbita, confirmando a SpaceX como o maior operador privado de satélites. O objectivo é fazer mais seis lançamentos este ano e, ao fim de 24 lançamentos, ser capaz de fornecer acesso à Internet de banda larga para o Canadá e EUA, noticia o Tech Crunch.

Para enfrentar as críticas de que estes satélites estão a ter efeito na observação do céu nocturno a partir da Terra, a empresa de Elon Musk está a experimentar um tratamento de escurecimento dos aparelhos antes do lançamento, entre outras medidas de mitigação.

A rede de acesso que irá ser proporcionada permitirá que, mesmo em zonas remotas ou a bordo de aviões e navios, seja possível ver streams online e fazer chamadas de áudio ou vídeo.

O lançamento de hoje serviu para uma tentativa de recuperação das duas metades de uma camada que protege a carga durante a descolagem, com recurso a dois navios equipados com grandes redes. Esta recuperação permitirá à SpaceX poupar seis milhões de dólares em cada lançamento futuro.

Fonte: Visão

Comment