SpaceX: Em breve os custos dos foguetões poderão descer cem vezes

0

Graças à SpaceX de Elon Musk, em breve os custos dos foguetões poderão descer cerca para cerca de 100 vezes menos do que o valor actual. Desde o inicio que Elon Musk frisou ser extremamente importante a criação e utilização de foguetões reutilizáveis, para bem da preservação do ambiente e recursos, bem como para a existência de uma redução drástica de custos.

Foram precisos diversos anos de trabalho árduo, para que a SpaceX fosse capaz de reutilizar um foguetão, algo que só foi possível presenciar em Março deste ano, e pouco tempo depois, num mesmo fim de semana, foram lançados dois foguetões com propulsores reutilizados.

A SpaceX é líder e pioneira na reutilização de foguetões, mas até agora tudo se tem prendido na reutilização de algumas peças, incluindo os propulsores, mas Elon Musk considera ser crucial alcançar a reutilizar da maior parte do foguetão, por forma a atingir valores mais interessantes por voo.

Segundo Musk, o simples facto de reutilizar a parte superior do foguetão também e parte da fuselagem, iria diminuir os custos de lançamento destes em cerca de 100 vezes. Grande parte do problema da reutilização da fuselagem, deve-se à reentrada na atmosfera, que se dá a uma velocidade muito elevada, exercendo um nível de stress muito elevado sobre os materiais, inutilizando assim estar parte do foguetão.

Para contornar a situação, Elon Musk pretende recorrer a propulsores direcionáveis e paraquedas, e fez saber que irá tentar recuperar a parte superior do foguetão durante o voo experimental do Falcon Heavy agendado para Novembro.

Apesar de serem necessárias avultadas quantias afim de aperfeiçoar este sistema, assim que for possível reutilizar o foguetão num todo, o retorno financeiro devido à poupança será gigante, e irá finalmente permitir o início de uma nova e excitante era de exploração do espaço.

Leave A Reply