SpaceX de Elon Musk irá levá-lo para a lua!

0

A SpaceX, empresa espacial privada de Elon Musk, quer enviar alguns turistas à volta da lua e de volta, antes do final do próximo ano, e se tal for concretizado, será o mais distante que os seres humanos viajaram no espaço nos últimos 40 anos!

Musk fez o anúncio na segunda-feira e disse que dois indivíduos contactaram a SpaceX, para solicitar à companhia uma viagem de uma semana em torno da lua sem aterrar e depois voltar à Terra.

“Será uma longa volta em torno da lua”, disse Musk. A empresa planeia lançar esta missão lunar até o final de 2018.

Os indivíduos passariam uma semana dentro de uma cápsula Dargon 2 da SpaceX, lançada pelo foguetão da SpaceX, Falcon Heavy. Embora a nave espacial seja totalmente automática, ainda assim os passageiros receberão treino para qualquer eventual emergência.

Naturalmente, Musk não divulgou quanto os viajantes teriam que pagar pela viagem, mas disse que o custo seria um pouco mais elevado do que o custo das missões tripuladas até à Estação Espacial Internacional.

Sabemos que o foguetão em si, está avaliado em cerca de 90 milhões de dólares. Embora o facto de a viagem estar, sem dúvida, dentro das capacidades da empresa de Musk, os peritos da indústria ainda assim questionam a data tão próximo e reforçam, dizendo que as datas não são o ponto forte da empresa. Basta relembrarmos que o Dragon 2 e o Falcon Heavy já estão com um atraso de alguns anos e ainda precisam voar.

Ainda há uma semana atrás, uma cápsula não tripulada que transportava carga para a Estação Espacial Internacional, teve de abortar sua missão devido a uma falha, mas pelo menos aterrou em segurança. Musk, disse também que os dois viajantes espaciais privados desejam permanecer anónimos por agora, a única informação que ele divulgou é que eles se conhecem.

A SpaceX ainda tem de cumprir seu contrato com a NASA e levar alguns astronautas da NASA até à Estação Espacial Internacional, o que, se não sofrer novos atrasos, significaria que eles estariam em viagem para lá na primavera do ano que vem.

Vamos ter que esperar e ver!

Comment