Satélite Irá Ajudar a Testar a Teoria Geral da Relatividade de Einstein

0

Um novo satélite está prestes a enfrentar um grande desafio assim que atingir o espaço na Segunda-Feira, com planos para testar um dos princípios fundamentais da física na própria base da teoria geral da relatividade de Einstein.

A nave, chamada MicroSCOPE, é uma missão conjunta Francesa e Europeia que pretende testar o principio de equivalência, também conhecido como a “universalidade da queda livre”. O principio diz que dois objectos caem com a mesma aceleração exactamente no mesmo campo de gravidade. Nós já sabemos que está correcto com uma precisão de 3 partes por 100 000 biliões.

O MicroSCOPE irá elevar o limite para uma parte em 10 milhões de biliões. Uma vez em órbita, o satélite irá libertar duas peças diferentes de metal – uma de titânio e outra uma liga de platina com ródio. Os dois objectos irá estar numa perfeita e permanente queda livre, e protegidas das perturbações que poderiam encontrar na Terra.

O teste mais famoso do principio em cultura popular foi provavelmente quando Galileu deixou cair pesos da Torre Inclinada de Pisa (apesar de eventualmente não ter passado de uma experiência teórica). De qualquer das formas, muitos tentaram encontrar diferenças sem sucesso.

Na reformulação da teoria da gravidade por Einstein, ele observou que a força gravitacional experienciada ao estar sobre um corpo maciço é equivalente à pseudo-força gerada num referencial acelerado.

Tudo na Terra experiência uma aceleração em direcção ao solo de cerca de 9.81 m/s2. Se você fosse subitamente posto numa nave espacial sem janelas no espaço profundo e movendo-se a essa aceleração, não seria capaz de se aperceber que já não estava na terra. Mesmo que tivesse a tecnologia mais sofisticada, sem conhecimento exterior, a gravidade e a aceleração dinâmica pareceriam idênticas.

Se a MicroSCOPE detectar uma diferença entre elas, irá indicar uma severa limitação na relatividade geral. Mas mesmo que o principio se mantenha, continuamos à procura de uma explicação de onde vem. Apenas quando a relatividade e a mecânica quântica são postas juntos na grande teoria unificada é que a existência deste principio se tornará clara.

[IFLScience]

Leave A Reply