Reddit remove o ‘warrant canary’ do seu relatório de transparência

0

O Reddit removeu a secção do seu relatório de transparência de 2015, mas se perguntar aos representantes da companhia o porquê, eles não poderão lhe responder. O texto removido era o chamado ‘warrant canary’ (algo como canário do mandado), é um método inteligente de avisar os utilizadores de que o governo pode ter forçado a companhia a fornecer informação sem o dizer efectivamente. Sobre o que o Reddit teve de facultar, isso é segredo – tem de o ser a menos que alguém queira passar bastante tempo atrás das grades.

No relatório de transparência de empresa de 2014, o warrant canary ainda cantava (alusão ao facto de ainda estar em vigor, com uma metáfora ligada ao termo canário). Dizia o seguinte, “Até 29 de Janeiro de 2015, o Reddit nunca recebeu nenhuma carta de fonte judicial, uma ordem sob a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira, ou qualquer outra solicitação classificada para as informações do utilizador. Se alguma vez recebêssemos tal solicitação, nós procuraríamos informar o publico”. No entanto, seria pouco provável que o Reddit pudesse informar alguém, e é este o propósito do canary.

Muitas companhias utilizam um warrant canary nos relatórios de privacidade e transparência como fora de manter os utilizadores informados acerca do destino dos seus dados. O Reddit, como muitas outras comunidades online, geram muitos dados pessoais. Poderão existir momentos em que as agencias federais e instituições de inteligência decidem que necessitam de ter acesso a esses dados, e irão tê-lo. Estas Cartas de fontes judiciais ou ordens sob a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira muitas vezes vêm com uma ordem de silencio. O que significa que a companhia a quem é apresentada a carta não tem permissão por lei para dizer que recebeu a carta. O que eles podem fazer, no entanto, é informa-lo quando não receberam nenhuma.

Então, como o canário proverbial na mina de carvão que morre quando exposto a gás tóxico, o warrant canary morre quando exposto a uma ordem secreta do governo para obter informações. Acredita-se que os tribunais podem obrigar a empresa a não revelar a existência da ordem judicial, mas não podem forçar a empresa a mentir e dizer que não recebeu uma. Provavelmente isto é tudo o que os utilizadores irão receber, apesar de tudo. Quando os utilizadores notaram o desaparecimento do canary do relatório de transparência de 2015, o CEO do Reddit Steve Huffman respondeu no seu site dizendo, “avisaram-me para não me pronunciar nem afirmativa nem negativamente”.

Isto muito provavelmente significa que as agências de inteligência dos Estados Unidos têm uma cópia dos dados do Reddit que inclui a sua actividade pessoal. Muito do que acontece no Reddit é público de qualquer forma, portanto qualquer ordem judicial provavelmente tem como objectivo o acesso às mensagens privadas ou sub-Reddits de acesso com convite apenas. Provavelmente nunca saberemos ao certo o que foi entregue, mas o canary morreu para nos informar que algo aconteceu.

[ExtremeTech]

Leave A Reply