Quanto tempo levará Musk a recuperar o investimento na SpaceX

0

Apesar de serem incríveis, os foguetões são imensamente caros, quanto tempo levará Elon Musk a recuperar o seu investimento de 1 bilião de dólares, nos fantásticos foguetões reutilizáveis da SpaceX? É certo que Musk resolveu um problema gigante ao criar e provar o sucesso destes foguetões, uma vez que até esse momento, os foguetões pura e simplesmente despenhavam-se em algum deserto ou ficavam afundados no mar, mandando para o lixo um investimento de milhões de dólares.

O Falcon 9, e futuramente o Falcon Heavy, pelo contrário, foram criados para serem utilizados e reutilizados de raiz, o que faz com que grande parte destes possa ser utilizada, e reutilizada, reduzindo assim drasticamente os custos com as idas ao espaço, uma vez que estes podem estar prontos para uma nova descolagem em cerca de 24 horas.

Foram precisos anos para chegar a este ponto segundo Musk, mas esta é uma autêntica revolução na história dos voos espaciais, ele espera também conseguir fazer dois voos já no próximo fim de semana, dia 25 de junho, no espaço de 48 horas, o que a se realizar, vai ser revolucionário.

O objectivo de Musk é baixar os custos de transportação para o espaço até um custo, em que seja financeiramente possível transportar pessoas até Marte, e a solução dos Foguetões reutilizáveis foi brilhante para este ponto, mas até agora todo o desenvolvimento da solução, custou cerca de 1 bilião de dólares, portanto põe-se a questão, quanto tempo levará a empresa a recuperar este gigante investimento.

Segundo a análise feita pelo Business Insider, custa cerca de 62 milhões para lançar o foguetão, o que renderá cerca de 24.8 milhões à empresa por cada lançamento, e se a empresa fizer um lançamento a cada duas semanas, conseguirá recuperar o investimento em entre 1 ano a 6 meses, e se juntarmos 5 lançamentos anuais do Falcon Heavy, a empresa recuperaria o investimento em cerca de 4 meses. Num cenário mais conservador, a empresa conseguiria recuperar todo o investimento em cerca de três anos e dois meses.

Claro está, que estas previsões estimam que os foguetões sejam sempre recuperados, se tal não acontecer, os custos da empresa aumentam e como tal, aumenta também o tempo de recuperação do investimento. Em todo o caso, Elon Musk diz que pretende reinvestir os eventuais lucros para melhorar a capacidade de transporte de pessoas para o espaço.

Leave A Reply