Primeiro modelo matemático para explicar como as coisas se tornam virais

0

Cientistas apresentaram o primeiro modelo matemático para explicar o contágio explosivo nas redes sociais – em outras palavras, como as coisas se tornam virais.

Utilizando modelos epidémicos que estabelecem comparações entre a transmissão de fenómenos sociais complexos e doenças infecciosas, os cientistas na universidades de Aberdeen, Cambridge, Zaragoza e Nacional da Colômbia desenvolveram um modelo que inclui o impacto de amigos e conhecidos na súbita difusão de novas ideias.

O Dr Francisco Perez-Reche, da University of Aberdeen’s School of Natural and Computing Sciences, é o principal autor do estudo, que foi publicado na Nature Scientific Reports.

A pesquisa reconhece o importante papel que as medias sociais podem desempenhar neste processo, tornando o contágio explosivo mais aparente em nosso quotidiano do que nunca.

No entanto, é o valor intrínseco da ideia ou do produto, e se os amigos e conhecidos a vão adoptar ou não, que continua a ser o factor crucial.

O Dr. Perez-Reche acrescentou ainda que o modelo poderia potencialmente ser utilizado para abordar as questões sociais, ou por empresas para dar ao seu produto a vantagem sobre os rivais.

[PHYS.org]

Leave A Reply