Prémio Nobel para a Equipa que descobriu as Ondas Gravitacionais

0

O Prémio Nobel da Física, foi atribuído a Rainer Weish, Barry C. Barish e Kip S. Thorne, os três cientistas responsáveis pela descoberta das Ondas Gravitacionais. Os três cientistas, graças ao trabalho de toda a sua equipa, detectaram e comprovaram a existência de ondas gravitacionais, devido ao projecto LIGO-Virgo, que foi criado como uma colaboração para o efeito.

Rainer Weish, nasceu em Berlin, mas é agora um cidadão Americano e professor de Física no Massachusetts Institute of Technology, conhecido também por MIT, Barry C. Barish, nascido em Nebraska e Kip S. Thorne, nascido no Utah, trabalham em conjuntos no California Institute of Technology.

Segundo Weiss, na altura da descoberta, há cerca de dois anos, mais precisamente em Setembro de 2015, eles próprios não conseguiam acreditar, foram necessários meses para eles se convencerem, que tinham mesmo conseguido escutar as ondas gravitacionais.

A entrega do prémio Nobel da Física, que já foi atribuído 111 desde 1901, a estes três cientistas é mais do que merecida, devido à importância da descoberta. O ano passado, este prémio foi também entregue a três cientistas, da área da topologia, que é o estudo das mudanças de estado, sob um nível mais complexo do que os nossos conhecidos, como por exemplo a mudança de líquido para sólido.

Estes cientistas, descobriram outras transformações exóticos, capazes de por exemplo tornar matéria em superconductores ou líquidos ausentes de fricção, com a capacidade de girar num vórtice que nunca abranda.

É uma honra ganhar um Prémio Nobel, qualquer que seja a área deste, mas em específico a área da Física conta com sonantes nomes como Albert Einstein, Marie Curie e Niels Bohr, elevando o estatuto dos vencedores deste prémio.

Também em 2013, os vencedores deste prémio, François Englert e Peter Higgs, tiveram tal mérito por preverem uma partícula subatómica conhecida como o Bosão de Higgs, confirmada pelo Acelerador de Partículas, Large Hadron Collider em 2012.

Leave A Reply