Porque os macacos não falam?

0

Apesar de os macacos serem sociáveis, inteligentes e activos, e emitirem vários tipos diferentes de sons, não detém a capacidade de produzir fala, mas o que faz com que eles não o consigam fazer?

Nenhum tipo de primata, por mais semelhante que seja connosco, consegue fazer mais do que reproduzir sons soltos, e os cientistas pensam saber porquê. O professor emérito Philip H. Lieberman de ciências de antropologia, cognição e linguística na Brown University em Rhode Island, conduziu junto com outros colegas, um estudo com macacos de rhesus entre a década de 60 e de 70.

O estudo concluiu que os macacos tinham ausente o trato vocal supra-laríngeal, a região que o ser humano tem, que começa na boca, e segue o ressalto da língua até a garganta. Isto significa que mesmo que um macaco tivesse a capacidade cerebral correcta para produzir correctamente falar, o aparelho vocal do macaco pura e simplesmente não detém a capacidade de produzir os sons necessários à fala.

No estudo eles foram analisando os limites anatómicos do macaco à produção de fala, utilizaram o modelo da garganta de um macaco que havia falecido por causas naturais, e utilizaram um macaco sob efeitos de sedativos, no qual manipulando a sua língua, analisaram e documentaram as posições que esta conseguia assumir, e com estes dados, estimaram a escala de sons que o macaco seria capaz de reproduzir.

A escala documentada é bastante inferior à encontrada nos seres humanos, e comprovou que os macacos não teriam a capacidade de elaborar os sons necessários para reproduzir a vogal E, essencial e comum em grande parte dos idiomas.

No mesmo estudo, os cientistas analisaram vídeos raio-x de crianças humanas, e descobriram que à nascença, a posição das línguas era similar com a dos outros primatas à nascença, mas que esta com o crescimento, se posicionava numa localização posterior.

Num estudo mais recente, uma nova equipa de cientistas reproduziu com tecnologia de ponta o estudo de Lieberman, e ao analisarem vídeos raio-x de macacos vivos quando estes produzem sons, chegaram à conclusão que na realidade, a escala de sons que estes são capazes de produzir, é cerca de 8 vezes maior ao estimado no anterior estudo.

Isto vem comprovar que existe a capacidade física de os macacos produzirem fala, e que o facto de tal não acontecer, prende-se mais por uma limitação cognitiva, do que por uma limitação física, e apesar de segundo os testes e simulações efectuadas a eventual fala destes ser débil e limitada, é fisicamente possível.

Leave A Reply