Porque é que as construções romanas duram mais?

0

Com todas as incríveis tecnologias que temos a nossa dispor hoje em dia, uma questão ainda se mantém, porque é que as construções romanas duram mais? Enquanto que as nossas construções resistem durante umas décadas, as construções da Roma Antiga dura em certos casos há mais de 2000 anos, apesar de terem enfrentado diversos factores de erosão.

Mas um novo grupo de cientistas pensa agora ter descoberto o motivo pelo qual o cimento romano resistiu tantos anos, sendo este a sua composição química, e não só isto, mas eles estão perto de descobrir qual é a combinação utilizada nesta composição, e mais curioso, o cimento romano não só dura mais tempo, como também se torna mais resistente com o passar deste.

O grupo de cientistas da University of Utah, liderado pela geóloga Marie Jackson, tem se dedicado a tentar resolver este enigma há anos, e conseguiram agora mapear a sua superfície cristalina, o que permitiu perceber como este material se solidificou ao longo dos tempos.

O cimento que utilizamos hoje em dia, é feito de cimento Portland, que é composto por uma mistura de areia de sílica, pedra-pomes e cinza entre outros componentes que depois de derretidos a temperaturas extremamente elevadas, formam o cimento que conhecemos. Este agregado é inerte para evitar quebras no cimento, que poderiam levar a uma erosão precoce das superfícies, e é este o motivo pelo qual o cimento não dura tanto quanto as pedras.

Mas já o cimento romano é um caso totalmente diferente, e era formulado recorrendo à utilização de cinzas vulcânicas, água do mar e pedra-pomes, que continuavam depois a interagir com o material, tornando bastante mais resistente do que o pareceria à partida.

Em suma os romanos conseguiram criar um cimento parecido com a pedra, que interage a nível químico com a água do mar, fazendo com que este se torne cada vez mais sólido, e é extremamente importante para, chegar à conclusão de qual a composição exacta deste cimento pois para além de este poder ser extremamente útil para a criação de um cimento mais avançado para utilização nas nossas cidades, é extremamente importante para a construção de todas as nossas estruturas costeiras.

Comment