Planeta anão Haumea depois de Neptuno tem anel

0

Um pequeno planeta do nosso sistema solar que se encontra depois de Neptuno, e é considerado um planeta anão, tem um anel. Até hoje, no nosso sistema solar, os conhecidos anéis, como os existentes em Saturno, só tinham sido detectados em planetas de uma determinada dimensão, mas nunca no tipo de planeta anão, pelo que a descoberta é uma novidade.

Os anéis, até hoje, apenas haviam sido detectados em quatro planetas do nosso Sistema Solar, Júpiter, Úrano, Neptuno e Saturno, sendo que a descoberta do anel de Haumea vem trazer uma nova luz aos astrónomos.

Existem milhares de objectos conhecidos como neptunianos, que estão localizados na região exterior do nosso Sistema Solar, e em 2006, os cientistas revelaram que parte destes corpos celestes, poderiam ter dimensões até similares às de Plutão, pelo que foi criada a categoria dos Planetas Anão.

Reconhecido pela International Astronomical Union em 2008, o Haumea juntou-se à lista de planetas anão do nosso Sistema Solar, aos quais pertencem igualmente, Plutão, Ceres, Eris, e Makemake, todos estes, planetas que estão para lá de Neptuno, pelo menos 50 vezes mais distantes do que o planeta Terra está do Sol.

O planeta, ganhou o seu nome da deusa havaiana da natalidade, Haumea, e tem o formato pouco comum de uma bola de rugby, tendo também uma rotação extremamente rápida de apenas 3.9 horas, e um diâmetro de cerca de um terço do tamanho da Lua.

Os planetas anão já são só por si, bastante singulares, mas o Haumea ganha destaque muito graças ao seu anel, mas não só, graças também às suas duas Luas, uma maior que a outra, sendo que a maior, está na mesma linha do anel deste.

É incrível, como ainda conseguimos detectar no nosso Sistema Solar, coisas novas e inesperadas, frisando uma vez mais, o pouco que conhecemos do mesmo, e também do universo em geral.

Leave A Reply