Porque é que o Papel ‘Explode’ na Prensa Hidráulica

0

Existe um velho mito que dita que não é possível dobrarmos uma folha de papel ao meio mais de sete vezes. Graças aos Mythbusters e a Britney Gallivan sabemos que com folhas de papel bastante especiais (Largas e Estreias), podemos dobrar o papel 11 ou 12 vezes respectivamente. Mas e um pedaço de papel normal daqueles que podemos encontrar numa fotocopiadora?

Um canal do YouTube que esmaga coisas com prensas hidráulicas (fantasticamente) decidiu tenta-lo.

No vídeo acima, um homem dobra uma folha de papel A3 (297mm por 420mm) cinco vezes manualmente. Depois as coisas tornam-se mais interessantes. Para a quinta e sexta dobra, a sua prensa hidráulica entra em cena para dar ao papel um pouco mais de compressão. Ele tenta fazer o mesmo para a sétima dobra, ponto em que, o papel parece explodir, deixando detritos comprimidos no lugar onde esteve o papel flexível. Que raio aconteceu?

Thomas Amidon, professor de Pape rand Bioprocess Engineering no College of Environmental Science and Forestry. Depois de ver o vídeo umas quantas vezes, Amidon acha que a explicação mais provável para a falha catastrófica do papel não foram as fibras de celulose (madeira), e sim outro componente do papel, carbonato de cálcio.

“O papel não seria tão opaco sem ajuda”, disse Amidon. “É aí que o enchimento, o carbonato de cálcio entre”.

Amidon explicou que os cristais de carbonato de cálcio feitos em laboratório são adicionados ao papel no moedor de papel, tornando mais opaco e resistente. A quantidade de carbonato de cálcio em qualquer folha varia com o tipo e utilização do papel, portanto não existe forma de dizer quais as proporções exactas utilizadas neste tipo de papel em particular, mas é provável que o papel o contenha. Uma fonte adicional de carbonato de cálcio pode ser adicionada ao papel sob a forma de revestimento que é utilizado para tornar as páginas das revistas lustrosas e brilhantes. Alguns dos revestimentos são utilizados para tornar o papel mais brilhante e suave, e o papel no vídeo parece estar pronto para o seu plano aproximado.

Amidon pensa que existia suficiente quantidade da substância no papel e quando a alta pressão da prensa hidráulica foi aplicada à pequena área, o stress foi demasiado para o mineral, e colapsou.

FrayedAlertKakapo-mobile

Mais recentemente como pode ver pela imagem acima e o vídeo abaixo, o dono do Hydraulic Press Channel no YouTube, e dono de uma fábrica na Finlândia Lauri Vuohensilta, tentou comprimir um dicionário e o caos instalou-se. Lembra-se da explosão no primeiro vídeo? Esta foi muito mais poderosa, como poderá ver.

Portanto, pare de dobrar e comprimir papel em casa, é muito explosivo.

[PopularScience]

Leave A Reply