Outubro, mês da Cibersegurança na Europa

0

A campanha anual surge devido a diversos e recentes ataques informáticos a empresas como a Equifax e a Deloitte, ataques esses que colocaram a descoberto dados pessoais de milhões de pessoas. Na sua 5ª edição, mantém-se o objectivo da consciencialização sobre este tema.

Esta iniciativa vai ganhar um novo e diferente tópico em cada semana deste mês de Outubro, e pretende garantir dessa forma que, cidadãos, empresas e entidades públicas, tenham os recursos necessários para se manter seguros e protegidos online bem como chamar a atenção para as diferentes medidas que podem ser definidas e aplicadas afim de se manterem as suas informações protegidas.

O número apresenta mais de 300 actividades que vão acontecer por toda a Europa durante o Mês Europeu da Cibersegurança, coordenado pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA), tais como conferências, workshops e campanhas online.

Já em Portugal, o evento de arranque aconteceu a dia 29 de Setembro, em Lisboa, seguindo-se, na segunda semana de Outubro, a discussão sobre o tema Cibersegurança no local de trabalho.

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra vai ser receber duas conferências, nas datas de 11 e 18 de Outubro, nas quais vão ser debatidos temas como “O Direito Internacional e o Ciberespaço” e o “Phishing e o Ransomware”. O evento tem entrada livre, no entanto, deverá ser feita uma inscrição prévia.

No Norte, mais especificamente no Porto, será a 12 de Outubro, e o tema em cima da mesa vai ser “Data Protection” e a campanha terminará em Lisboa, a 31 de Outubro, onde se irá falar das “Competências em Cibersegurança”.

Recorde-se ainda que, segundo um estudo realizado recentemente, Portugal está entre os países da União Europeia mais vulneráveis a um ataque cibernético, com 24% dos utilizadores portugueses de computadores a depararem-se com malware pelo menos uma vez por ano.

Leave A Reply