Os investigadores criaram GPS com precisão de um centímetro

0

A maioria das pessoas conta com sistemas de posicionamento global (GPS) para descobrir como chegar ao seu destino numa base diária, mas a actual tecnologia trabalha na escala de metros – e embora isso geralmente possa identificar a estrada em que você está, muitas vezes não é possível determinar exactamente onde você está na estrada. Mas isto poderá estar prestes a mudar, graças a novas pesquisas que tornam o GPS preciso até o nível de centímetro.

E a nova tecnologia não vai parar seu driver de Uber de ficar perdido no caminho, também poderia ser a chave para trazer carros driverless na estrada e até mesmo tornar mais seguras as viagens aéreas.

Agora, dispositivos GPS calculam sua localização e a velocidade usando uma rede de satélites espaciais. Medindo o tempo que demora para receber sinais de quatro ou mais desses satélites, eles são capazes de identificar a sua localização para dentro de aproximadamente 10 metros.

Um sistema ligeiramente melhorado veio recentemente on-line, conhecido como GPS diferencial (DGPS), e isso traz a precisão de até 1 metro, graças ao uso de estações terrestres de referência.

Mas isso ainda não é bom suficiente se nós nunca queremos sentar e ler o jornal enquanto um carro driverless ferries que trabalhemos.

Para corrigir isso, Farrell e sua equipe desenvolveram uma nova técnica que complementa os dados existentes GPS com bordo inerciais medições de um sensor. A fusão dessas medições em si não é nova, mas no passado que é exigido computadores super caros para combinar as fontes de dois dados, o que significava que nunca ia trabalhar no seu carro ou smartphone, independentemente do quão preciso foi.

Mas os pesquisadores agora criaram um novo conjunto de algoritmos, que reduzem os cálculos e poder de processamento necessários para integrar os dois sistemas por várias ordens de magnitude, tornando a tecnologia muito mais acessível.

Na verdade, que nós poderíamos ver em breve esse GPS de centímetro-nível usado em nossos dispositivos pessoais, tão acessível.

A nova tecnologia não está indo para parar seu GPS ficando tudo confuso quando você está no meio de CDB ou condução através de um túnel – que é o resultado da interferência com os sinais de satélite.. – mas vai dar ao sistema um todo muito mais informações para basear sua localização em, e que deve fazer uma grande diferença para a navegação. Não podemos esperar.

[Science alert]

Leave A Reply