Os incríveis elásticos de Grafeno

0

A revolução aos elásticos está prestes a chegar com a ajuda do maior fabricante mundial e de um grupo de cientistas britânicos. A Alliance Rubber Co., uma empresa americana com 94 anos e por sinal a maior produtora mundial de elásticos, acabou de anunciar que em conjunto com pesquisadores da University of Sussex, irá desenvolver um elástico com Grafeno que será cerca de 200 vezes mais resistente que o aço.

É extremamente importante uma vez que esta utilidade com tal resistência, poderá ter implicações significativas em sectores como o dos transportes de mercadorias, e o mais importante de tudo, é que em teoria um elástico destes poderá durar eternamente.

O grafeno como já sabemos, é um material extremamente resistente, cerca de 200 vezes mais resistente que o aço, e aliás, é a substância mais resistente existente de nosso conhecimento, em 2008 foi inclusive feita uma piada que dizia que seria necessário um elefante em cima de um lápis para conseguir perfurar uma folha com a espessura de um fio de cabelo.

Durante o próximo ano a Alliance Rubber e a University of Sussex irão em conjunto elaborar testes a fim de compreender e determinar qual o melhor rácio de grafeno com borracha para atingir os resultados desejados, uma vez que pouco grafeno não dará grande resistência ao produto, e demasiado irá torna-lo num sólido em vez de um objecto flexível.

Assim que a companhia alcançar os resultados, espera disponibilizar os produtos finais nas grandes superfícies. Outro ponto crucial dos elásticos de grafeno, é que estes serão anti-estáticos, algo completamente crucial para a industria de transporte de bens electrónicos, existe também a possibilidade da integração de pequenos circuitos integrados que façam os elásticos mudar de cor consoante a temperatura.

Para o utilizador comum do dia-a-dia, o ponto mais fulcral será certamente a sua duração infindável e resistência. Eventualmente, a marca considera implementar grafeno em todos os elásticos que produz.

Leave A Reply