Os estados unidos irão enviar humanos à Lua

0

A NASA já tinha afirmado que se o governo dos estados unidos autorizasse, a prioridade da agência espacial seria voltar à Lua. Acontece que a actual administração, acaba de dar luz verde à NASA para uma nova missão tripulada ao nosso satélite, com o cunho do vice-presidente americano, Mike Pence, que assinou uma ordem executiva para restituir o National Space Council.

Na passada quinta-feira, o concelho reuniu-se pela primeira vez em cerca de vinte e cinco anos, e Mike Pence, enquanto director do mesmo deixou clara a sua ideia, a de que os estados unidos iriam novamente liderar a exploração espacial, passando assim novamente à frente da China e da Rússia, na incessante corrida espacial.

Pence explicou também que é crucial para os Estados Unidos, terem tecnologia espacial proprietária novamente no espaço a fim de proteger os satélites responsáveis pela vigilância, comunicação e sistemas de navegação de ataques de hackers a estes.

A razão pela qual o foco de uma missão humana saiu por agora de Marte, para se focar na nossa vizinha Lua, deve-se ao facto de ser para Pence, crucial afirmar a presença americana no corpo celeste mais próximo de nós, por questões até estratégicas.

Esta não é a primeira vez que em que os estados unidos optam pela lua em vez de algum ponto mais distante do nosso sistema solar, já em Agosto o antigo astronauta Chris Hardfield tinha dito que era muito importante explorar correctamente a lua, e comprovar que ainda tínhamos capacidade de lá ir, como da vez anterior.

Claro está que este será apenas um primeiro passo nas viagens tripuladas pelo espaço e o vice-presidente Pence afirma que os estados unidos mantêm a intenção de serem o primeiro país a enviar seres humanos para Marte, embora o ímpeto deste nas missões tripuladas a Marte, seja meramente por um motivo comercial e não para exploração cientifica.

Leave A Reply