Os astrónomos acreditam que os Buracos Negros ajudaram a iluminar o universo

0

Estima-se que o passado do Universo tenha sido negro, mas passado algumas centenas de milhões de anos, os sóis primitivos trouxeram luz ao Universo. Já o motivo para o aparecimento destes, e consequente iluminação do cosmos, tem sido desde sempre alvo de debate entre os Astrónomos, mas tudo poderá estar prestes a mudar devido a uma nova teoria que justifica o que permitiu que essa névoa desaparecesse dando lugar a luz.

O grupo de pesquisadores da University of Iowa e do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, elaborou esta teoria, após a observação de uma galáxia fora do comum a cerca de 600 milhões de anos-luz, e ao observar a galáxia Tol 1247-232, que é uma das três galáxias que emite frequências de luz ultra violeta, num fenómeno conhecido como série Lyman.

A radiação da série Lyman, tem como característica o facto de conter o nível de energia correcto para expulsar o electrão do hidrogénio. Nuvens densas de pó e gás, muitas vezes interferem no espectro da radiação UV, tornando mais complicado para nós detectar aqui no planeta Terra.

Para que esta luz consiga chegar até nós, deverá existir algo nesta galáxia de diferente comparando-a com outras, e uma luz latejante nesta, poderá nos ter dado a pista pela qual ansiávamos. Uma vez que as estrelas não apresentam variações constantes de brilho, como podemos observar no nosso Sol.

Ao que tudo indica, segundo as análises efectuadas por raio-x, é altamente provável a presença de um buraco negro na galáxia em questão, e o que os astrónomos supõe é que o buraco negro estará a limpar as redondezas, abrindo caminho para a luz, daí vermos a flutuação.

A única questão é que teoricamente os buracos negros atraem matéria, e não expelem qualquer tipo de energia que torne possível limpar uma galáxia, a não ser que a própria rotação do buraco negro, possa estar a ter um papel fundamental nesta questão, e então ao rodarem, deverão expelir alguma da matéria, gerando esta luz cintilante observável.

Assim, ficamos a saber, que os buracos negros poderão ter tido um papel crucial na limpeza do cosmos, a fim de podermos observar luz a grandes distâncias.

Leave A Reply