Objectos de plástico que se ligam a Wi-Fi? Já é possível!

0

Foi criado um novo tipo de objectos de plástico, gerados por impressoras 3D que detêm a capacidade de se conseguirem conectar a redes Wi-Fi sem a necessidade de baterias ou elementos electrónicos, o que abre caminho para um futuro de novo e mais complexos dispositivos inteligentes com acesso à internet.

Um bom exemplo para qual a utilidade de um objecto deste tipo, é por exemplo a embalagem do seu detergente de roupa, conseguir encomendar uma nova assim que estiver a terminar, ou um comando de volume para colunas, sem qualquer tipo de fio.

Mas deverá estar-se a perguntar, como tal é possível. Pois bem, devemos este avanço a uma equipa da Universidade de Washington que construiu um simples sistema com um interruptor de plástico, uma mola, uma engrenagem e uma antena, e quando este sistema é activado através de pressão ou simples movimento, consegue utilizar os sinais Wi-Fi a seu alcance para se comunicar.

O objectivo dos pesquisadores, segundo o Engenheiro Eléctrico Vikram Lyer, é simplesmente permitir às pessoas conseguirem com o simples recurso a uma impressora 3D, criar um dispositivo com a capacidade de interagir com outros dispositivos, claro que o grande desafio era como criar tal dispositivo, utilizando apenas plástico.

O núcleo do mecanismo é um filamento condutor, em plástico e cobre impresso na impressora 3D, que permite interagir com uma ligação Wi-Fi, e a engrenagem serve para gerar os bit’s 1 e 0 a fim de gerar comunicação digital.

Por enquanto estes objectos apesar de plenamente funcionais ainda são grotescos e não estão prontos para o publico em geral, necessitando ainda de algum aprimoramento e pequenos retoques a fim de poder alcançar o mercado das grandes massas.

No futuro estes dispositivos poderão ter aplicações infindáveis, representando uma abordagem simples para conectar objectos do dia-a-dia ao mundo digital simplificando ainda mais a nossa vida, embora ainda vá demorar algum tempo até que este tipo de produto possa ser utilizado em nossas casas.

Leave A Reply