O valor da Bitcoin já ultrapassou os 10 mil dólares

0

A criptomoeda valia mil dólares no início deste ano, mas agora, já ultrapassou a marca histórica dos 10 mil dólares, não havendo sinais de redução num futuro próximo.

A bitcoin trata-se de uma moeda digital do tipo criptomoeda descentralizada, tratando-se também de um sistema económico alternativo. Foi apresentada em 2008, na lista de discussão The Cryptography Mailing, e foi considerada como sendo a primeira moeda digital mundial descentralizada e responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre.

Ainda que tenha sofrido algumas oscilações ao longo deste ano em termos da sua valorização, tendo no mês de Setembro caído para valores inferiores a 4.000 dólares, o valor da moeda digital chegou esta semana ao patamar dos 10 mil dólares (rondando os 8.500 euros).

Thomas Gluscksmann, analista da Gatecoin, afirmou em declarações à Bloomberg que “é muito provável que a barreira estratosférica dos 10.000 dólares traga mais investidores”.

Falando da economia digital, a Bitcoin é suportada por um protocolo criptográfico de consensus que determinam a sua taxa de criação bem como o montante máximo disponível, que se trata de 21 milhões no ano de 2140. O protocolo é executado por uma rede descentralizada de computadores, que, por sua vez, processam todas as transacções monetárias e de seguida as registam num livro público de nome Blockchain.

A Bitcoin pode também ser facilmente comparada a uma plataforma de partilha de ficheiros peer-to-peer, no entanto, neste caso envolve somente dois utilizadores e assenta na transacção monetária. Ou seja, um individuo pode enviar uma determinada quantidade de dinheiro para outro sem que esta acção passe por bancos, não estando dessa forma sujeita a qualquer tipo de comissões entre outras possíveis taxas existentes e aplicáveis.

Ou seja, a troca de dinheiro é assim confidencial e encriptada, demorando cada transacção cerca de 15 a 60 minutos até estar completa. E este formato “secreto” torna a Bitcoin uma excelente opção para quem quer transferir grandes quantidades de dinheiro não declaradas.

Comment