O que é a velocidade da luz da nossa perspectiva?

0

Podemos achar que a velocidade da luz é super-rápida quando comparado com as velocidades que conhecemos, mas 299 792 quilómetros por segundo, numa escala galáctica, na verdade não é assim tão rápido. À velocidade da luz, iriam ser necessários 45 minutos para ir do Sol até Júpiter.

A teoria especial da relatividade, escrita por Albert Einstein, cita que quanto mais perto chegamos da velocidade da luz, mais lentamente o tempo passa, e quando chegamos à velocidade da luz, em teoria o tempo para, e se a ultrapassarmos, poderíamos inclusive andar para trás no tempo.

Outra coisa que devemos ter em consideração, é o facto de que nada com massa poderá em teoria atingir a velocidade da luz, uma vez que quando algo se aproxima da velocidade da luz, a inércia aumenta, no caso de um objecto com massa, este iria abrandar.

Mas se um objecto não tiver massa, como Joe Scott, anfitrião do “Answers With Joe” explica, iria viajar constantemente à velocidade da luz, e nunca conseguiria abrandar.

Alguns físicos sugeriram que outro factor cósmico poderá ter influência sobre a velocidade da luz, a flutuação quântica do vácuo. Esta teoria baseia-se na ideia de que os espaços vazios no Universo, não estão na verdade vazios, e estão em vez disso cheios de partículas que estão constantemente a alternar entre os estados existente e inexistente.

E com base nisso, as flutuações quânticas poderão em teoria realmente abrandar a velocidade da luz. Claro que, isto não responde à questão mais importante de todas: e se a velocidade da luz não verdade não tiver qualquer limite, e for infinita?

Baseado num artigo do Futurism.

Comment