O motivo pelo qual aquela música o arrepia

0

Muitas das pessoas que realmente amam música, sentem ao ouvir certas músicas ou partes das mesmas, um arrepio a percorrer o corpo, e parece que afinal existe uma razão biológica por detrás do fenómeno.

De acordo com um novo estudo, existe um motivo tangível pelo qual este evento se processa em algumas pessoas, mas não parece se manifestar noutras pessoas.

O estudo analisou o comportamento de 20 voluntários, dos quais metade reportou anteriormente sentir arrepios ao ouvir algumas músicas, enquanto que outra metade disse nunca ter sentido tal manifestação. Procederam à análise a actividade cerebral através da ressonância magnética, a fim de examinar as diferenças entre os dois grupos.

Os voluntários que diziam apresentar arrepios ao ouvir música, apresentavam um maior volume de fibras cerebrais que servem de conexão entre as secções que processão a informação auditiva e as emoções. Os pesquisadores concluíram que quanto maior o volume de fibras, mais eficiente o processamento entre as duas secções, concluíram também que aqueles que apresentam conexões mais fortes, poderão consequentemente sentir emoções mais intensas no geral, e não apenas enquanto ouvem música.

Quando experienciamos emoções intensas, a adrenalina percorre todo o nosso corpo, e normalmente é produzida em situações extremas, como quando estamos em perigo ou com medo. Mas uma emoção muito forte, poderá gerar uma reacção similar, como por exemplo uma cena romântica de um filme ou uma cena particularmente dramática ou aquela música que tanto gosta.

A razão por detrás desta situação não é clara, mas existe uma teoria que dita que a libertação de adrenalina poderá estar ligada ao aumento da dopamina, que é a hormona responsável pela resposta à recompensa, que é basicamente, a nossa expectativa.

Outro estudo, conduzido pele University of York, concluiu que a musica tem a capacidade de nos ajudar a controlar as nossas emoções, e esta descoberta foi feita quando a equipa procurava entender como a audição de determinas peças musicais, despertava certas respostas emocionais e criava uma maior relação afectiva com a música.

O estudo concluiu ainda que ao ouvirem musicas classificadas como tristes, as pessoas ficavam mais felizes.

Leave A Reply