O maior parque eólico da Europa

0

Power Link, é este o nome dado à ilha artificial que vai alojar o maior parque eólico da Europa. Esta ilha fica situada no Mar do Norte, tem cerca de seis quilómetros quadrados (o equivalente a 48 campos de futebol) e irá ser aproveitada por uma das empresas que lidera o sector da energia, na Dinamarca. Tudo isto com o objectivo de abastecer electricidade a 80 milhões de consumidores europeus, publicado assim no ABC.

Esta propagação de energia vai ser realizada através da instalação de milhares de turbinas eólicas em volta da ilha, turbinas essas que vão funcionar como um centro de distribuição. Segundo demonstrado por estimativas iniciais, prevê-se que esteja a funcionar a partir do ano de 2030.

“Pode parecer uma loucura ou até ficção científica”, afirmou Torben Glar Nielsen, director técnico da Energinet.dk, uma das companhias envolvidas, juntamente com as filiais alemãs e holandesas Tennet T, que está por detrás deste projecto.

A Power Link, irá ser construída sobre um banco de areia, com o nome de Dogger Bank, localizado numa área de ventos fortes e águas pouco profundas, estrategicamente situado entre a Grã-Bretanha, Holanda, Bélgica, Alemanha, Noruega e Dinamarca. Este terá cerca de 200 milhões de metros cúbicos de areia e o investimento irá rondar os 1.500 milhões de euros.

Neste projecto já apelidado de “Sillicon Valley do Mar do Norte” pelo ministro da Energia dinamarquês, as turbinas eólicas estendem-se até ao meio do mar e podem-se conectar até à ilha sem a utilização de cabos muito longos. Esses cabos irão, por sua vez, funcionar como transmissores entre os mercados energéticos de diversos países e, consequentemente, irão permitir a compra e venda de electricidade entre eles.

Para além disto, a ilha artificial vai ter ainda com uma zona aeroportuária, destinada ao transporte, armazenamento e manutenção dos componentes necessários, assim como pessoal e equipamento, com o objectivo de executar as tarefas de uma forma eficaz.

A Power Link já é vista como um desafio inovador para conseguir um futuro livre de combustíveis fósseis, que só é possível com a cooperação e sinergia entre várias empresas para se conseguir o aproveitamento dos recursos naturais de cada país envolvido.

Comment