O Google reCAPTCHA v3 promete simplificar a sua vida

0

Todos nós já estamos familiarizados com o sistema Captcha e em particular com o reCAPTCHA da Google, que protege os sites de serem atacados ou enchidos de spam, mas que são tão inconvenientes e tanto nos incomodam, mas a Google promete trazer na versão 3 do reCAPTCHA, a solução para o incómodo que tanto nos incomoda.

A ideia de ajudar a proteger um site, é sempre positiva, mas nenhum de nós aprecia os desafios exigidos pelo sistema reCAPTCHA, e que muitas das vezes são complicados de completar, com palavras difíceis de decifrar, ou imagens nas quais não conseguimos encontrar os elementos que deveriam ser detectados.

Mas o novo reCAPTACHA v3, segundo a gigante informática, irá tornar este problema um problema do passado, ao diminuir a necessidade de interacção humana na identificação de possíveis bots.

O sistema passa por avaliar as interacções dos utilizadores nas diferentes páginas que visitam, classificando-as com valores entre o 0 e o 1, filtrando as sim através destes comportamentos, se se trata de um ser humano ou de um bot e será ainda possível consultar a lista das 10 acções mais frequentes em sites, podendo assim detectar eventuais tentativas de ataques.

Existem também outras novidades, passando a ser possível solicitar aos utilizadores uma verificação por dois factores ou através do telefone, para situais onde o risco é mais elevado, ou utilizar uma base de dados interna com dados como perfis de utilizador ou historial de transacções, podendo utilizar estes dados para machine learning.

Não podemos ficar mais gratos à Google, não só por nos ajudar a proteger os nossos websites e aplicações web, como também a tornar a experiências mais simples para os utilizadores.

Comment