O camião eléctrico da Tesla vai ter autonomia para 482 Km

0

Será já neste próximo mês de Setembro que Elon Musk irá apresentar o camião eléctrico da Tesla. As informações relativamente ao veículo e ao seu lançamento ainda são escassas, mas a Reuters revelou agora que este camião terá uma autonomia para fazer entre 200 a 300 milhas (ou seja, entre os 321 e os 482 Km), isto com uma única carga.

Apesar desta não ser uma autonomia extraordinária ou ideal para um veículo deste tipo, é ainda assim, sem qualquer dúvida, um bom ponto de partida para a implementação da tecnologia Tesla nestes veículos pesados.

Elon Musk prometeu revelar um protótipo do camião eléctrico da Tesla já no próximo mês, e segundo os dados fornecidos pela Reuters, este camião terá uma autonomia máxima para 482 Km.

É de salientar que os modelos a diesel têm em média uma autonomia para 1000 Km com um único depósito. Mas, apesar de parecer que este camião tem pouca autonomia, comparativamente aos modelos diesel, vale a pena referir que nos Estados Unidos, segundo indicações da Fleet Complete (empresa que analisa dados de transportes de mercadorias), cerca de 30% das viagens de transporte de mercadorias têm entre 160 e 320 quilómetros.

Com o nome Tesla Semi, Elon Musk tem como objectivo lançar este camião no mercado no espaço de dois anos. A dúvida que se colocava inicialmente era se um camião eléctrico conseguiria transportar grandes cargas, algo que Musk diz já ter sido alcançado.

Esta é sem dúvida uma aposta num segmento de grande importância, visto existir nele um consumo elevado de combustíveis fósseis. Esta é mesmo uma aposta num nível completamente diferente e certamente que a Tesla estará à altura.

A Mitsubishi Fuso Truck, do grupo alemão Daimler, já iniciou a produção do camião eléctrico Fuso Ecanter, cuja fábrica se situa em Portugal, mais concretamente no Tramagal, em Abrantes.

Comment