Novo tipo de Wi-Fi utiliza 10.000 vezes menos energia poupando bateria

0

Se já pesquisou na Internet como poupar bateria no seu smartphone, provavelmente encontrou como solução N. 1: alternar para o modo de avião. Porquê? O Wi-Fi pode ser uma das melhores coisas que aconteceram para a humanidade, mas utiliza uma grande quantidade de energia. A boa notícia é que cientistas de computação e engenheiros nos Estados Unidos, demonstraram ser possível gerar transmissões de Wi-Fi utilizando 10.000 vezes menos energia do que os métodos convencionais e 1.000 vezes menos do que alternativas mais eficientes em termos energéticos, tais como Bluetooth. A nova tecnologia foi apelidada de Wi-Fi passivo, e precisamos dela nas nossas vidas já.

Gollakota e sua equipe descobriram como conseguir transmissões de Wi-Fi de baixa potência, separando as operações digitais e analógicas envolvidos em transmissões de rádio. Ao longo das últimas décadas, grandes melhorias foram feitas para os componentes digitais usados nestas transmissões, e agora são mais eficientes do que nunca. Mas ninguém está realmente incomodado com o componente analógico, que significa que ele ainda usa uma grande quantidade de energia.

Então em vez de usar uma grande quantidade de poder em gerais sinais por conta própria, passiva Wi-Fi é capaz de seletivamente refletir ondas de rádio recebidas e construir um novo sinal de que, enquanto ao mesmo tempo absorvendo a energia do sinal está modificando para alimentar seus circuitos.

Enquanto 11 Mbps não é exatamente a melhor velocidade do mundo, não é terrível, e ainda é muito mais rápido do que o Bluetooth. Nós certamente não reclamar de ter a polícia a velocidades mais lentas se isso significava voltar para casa antes da morreram de nossos telefones.

Um papel descrevendo a que investigação da equipe é devida a ser apresentada no próximo mês, no 13º Simpósio USENIX Networked Systems Design e implementação na Califórnia, agora mesmo, só podemos ir fora as informações que eles desde, mais a demonstração no vídeo abaixo. Mas a equipe é esperada para provar suas alegações a seus pares na conferência, assim que as coisas estão olhando muito promissoras.

Até agora, a tecnologia foi demonstrada com sucesso no campus da Universidade de Washington, e declaradamente pode conectar a qualquer tipo de dispositivo habilitado para Wi-Fi até 30 metros de distância e através das paredes.

A tecnologia foi nomeada uma das tecnologias de 2016 10 descoberta pela equipe da MIT Technology Review, que relatam que minúsculos dispositivos Wi-Fi passivo potencialmente poderiam custar menos de um dólar para fabricar.

Uma coisa é com certeza – nós precisamos de mais longer-lasting dispositivos em nossas vidas e rápido. Talvez seja a tecnologia que nos leva até lá.

[Science alert]

Leave A Reply