Novo painel solar consegue recolher energia da chuva

0

Por mais que a nossa tecnologia avance, os nossos painéis solares continuam a ser inúteis quando está tempo de chuva, mas tudo pode estar prestes a mudar, graças a um novo painel híbrido que consegue gerar corrente eléctrica através dos raios solares, mas também o faz com recurso às gotas de chuva.

O ponto-chave dos novos painéis está a tecnologia do nano-gerador tribo-eléctrico, conhecido como TENG, que consegue gerar energia eléctrica através da simples fricção entre dois materiais, devido à energia similar a electricidade estática gerada entre os painéis.

Os TENG conseguem tirar partido de várias fontes de energia, até mesmo da fricção gerada por um pneu quando este se desloca por uma estrada, ou movimento de diferentes materiais que gerem fricção entre si, e neste caso os pingos da chuva geram o movimento necessário para que seja gerada a energia.

O trabalho é o resultado dos trabalhos de uma equipa de cientistas da Universidade de Soochow na China e criou uma célula que funciona, faça chuva ou faça sol, e embora a ideia desta aplicação não seja de todo nova, o desenvolvimento de um sistema simples e de densidade reduzida foi claramente um passo crucial para que esta nova tecnologia possa ser utilizada de forma eficiente nos nossos lares.

Os cientistas recorreram a um sistema similar ao da gravação de DVD’s que utilizamos em nossas casas, para criarem pequenos sulcos nos polímeros que constituem as duas camadas do inovador sistema de produção de energia através da chuva, permitindo assim devido à sua baixa complexidade e densidade, aplica-lo por cima do painel solar que já conhecemos.

Nos testes efectuados as duas camadas agiram como um eléctrodo mútuo entre o TENG e o painel solar, servindo de transporte entre as duas plataformas, e uma vez que as camadas superiores são transparentes, nada impede que a luz possa ser capturada pelo painel, reduzindo apenas ligeiramente a eficiência de absorção pelo painel desta última.

O passo seguinte passará por conseguir aumentar a quantidade de electricidade gerada a fim de conseguir tornar este tipo de painel comercialmente viável, apesar de o mais complicado, o conceito, estar claramente comprovado, passo bastante importante, uma vez que conseguir gerar alguma energia durante os períodos de chuva é bastante melhor do que simplesmente não conseguir gerar nenhuma.

Embora esta não seja ainda a solução para os dias sem sol, será claramente um grande e importante passo em direcção da solução definitiva para este sistema de energia renovável e de custo reduzido, e outro ponto muito importante, é que a chuva pode ocorrer 24 horas por dia, ao contrário da luz solar que só está presente durante um número limitado de horas.

Leave A Reply