Novo Cabo Subaquático de Internet

0

O novo cabo subaquático de alta capacidade, o Marea, com quase seis quilómetros e meio, que liga Bilbau em Espanha a Virginia Beach em Virginia já está instalado. Este cabo resulta de uma colaboração de desenvolvimento, design e implementação, do Facebook e da Microsoft, tendo sido feita a construção e futura manutenção pela Telxius.

Este é o primeiro cabo deste tipo a unir estas duas regiões, e no total pesa mais de 5125 toneladas e tem uma incrível capacidade de transferência de dados de 160TB por segundo, que representa a maior velocidade atingida até agora através de um cabo subaquático no Oceano Atlântico.

Hoje em dia, a Internet é completamente imprescindível, quer seja nos nossos computadores, televisores, ou smartphones, todos os dias recorremos a este meio de comunicação. A grande maior parte do tráfego gerado na Internet, circula por cabos similares ao agora instalado, mas quando o furação Sandy apareceu, gerou cortes a nível de Internet e Telefones devido ao número de cabos na zona afectada.

Durante o furacão, toda a rede de comunicação entre os Estados Unidos e a Europa ficou interrompida durante uma série de horas, e revelou um grande problema, devido ao facto de todos os cabos dos estados unidos, saírem de Nova Iorque e Nova Jersey.

As companhias envolvidas acreditam que o novo cabo agora instalado irá ajudar a prevenir que de futuro existam situações similares à experienciada durante o furacão Sandy. O Facebook está a planear em conjunto com a gigante Google, a colocação de um cabo que irá ligar Los Angeles a Hong Kong.

No mundo actual é crucial mantermo-nos ligados ao mundo digital através da Internet, do qual dependem negócios e sistemas de saúde, e para que se evitem situações similares à descrita, é necessária a existência de uma redundância.

Comment