Nova tinta de tatuagem desaparece passado um ano

0

Se alguma vez considerou fazer uma tatuagem, mas desistiu devido a ser permanente – quem sabe o que irá achar daquela tatuagem na cara de “E = mc2” daqui a 10 anos? – então uma nova companhia chamada Ephemeral (Efémera) está do seu lado. Esta nova companhia, dirigida por uma equipa de graduados da New York University, está a desenvolver um tipo especial de tinta de tatuagem que desaparece em apenas um ano.

Basicamente, passado um ano, a tatuagem começa a se desvanecer, e terá a oportunidade de se adaptar ao desenho e tatua-lo ou simplesmente livrar-se dele. Ah, e os tatuadores actuais não necessitarão de nenhum equipamento especializado para utilizar esta nova tinta, portanto se esta tinta chegar ao mercado, não será difícil encontra-la.

Aqui está a ciência por detrás da tinta: uma tatuagem comum torna-se permanente devido às moléculas de tinta serem demasiado grandes para o sistema imunitário do seu corpo se livrar delas, como Brian Heater explicou no TechCrunch.

A tinta desenvolvida pela Ephemeral utiliza moléculas mais pequenas que podem ser ‘eliminadas’ por uma solução de remoção especial, que é tatuada por cima da tatuagem temporária depois de um ano de utilização.

Antes disto, uma intervenção laser era a única forma de remover totalmente uma tatuagem – um processo bastante caro, longo e doloroso. Basicamente, a remoção de uma tatuagem através de laser funciona pulverizando as partículas de tinta alojadas na sua pele, permitindo que o seu corpo as elimine.

Poderá ver o processo em acção aqui:


(Vídeo em Inglês)

O novo, e menos doloroso serviço não estará disponível até 2017, mas a equipa já tem bastante apoio para o fazer – a companhia nasceu de uma competição de empreendedorismo da New York University em 2015, que fez com que recebessem 200 000 dólares como apoio para o desenvolvimento da tinta.

“A Ephemeral nasceu devido a uma experiência pessoal minha”, disse o CEO Seung Shin. “Desde que era novo, sempre tive interesse em tatuagens, mas os meus pais era extremamente contra, maioritariamente devido ao seu carácter permanente”.

No final, Shin fez uma tatuagem, mas acabou por remove-la através de uma intervenção laser – uma experiência desconfortável que incentivou a criação da Ephemeral.

Memórias dolorosas de relações passadas, erros ortográficos e traduções estranhas, ou apenas más ideias (que podem ter parecido geniais na altura) podem todas se tornar uma coisa do passado, se a equipa acabar por comercializar esta tecnologia.

Eles estão neste momento a testar o produto em porcos, devido aos seus elos genéticos aproximados aos seres humanos, portanto teremos de esperar para ver os resultados.

A Ephemeral diz que uma tatuagem de tamanho médio custará algo entre os 50 e os 100 dólares, e terá bastante tempo para poupar até lá. A única coisa que necessita de fazer é decidir um desenho para a sua tatuagem de 12 meses.

Se a Ephemeral conseguir lançar conforme os planos, parece que irão ter um mercado bastante grande: uma pesquisa que foi feita no ano passado descobriu de 22 porcento dos adultos Americanos e 14 porcento dos adultos Britânicos com tatuagens tinham remorsos de as terem feito.

“Ainda existem milhões de pessoas que não fazem tatuagens devido à demanda de um compromisso para a vida”, disse a equipa da Ephemeral.


(Vídeo em Inglês)

[ScienceAlert]

Leave A Reply