Nova teoria acerca da origem da Água da Terra

0

Nós sabemos que o nosso planeta é o planeta azul há pelo menos 3.8 biliões de anos, o que foi comprovado pelos depósitos ancestrais de rocha sedimentar e lava que foram arrefecidos sob a forma característica de almofadas, devido à sua interacção com a água. Mas ainda assim, os Geologistas continuam a debater para descobrir qual a origem da água na Terra.

Existem maioritariamente duas teorias, a primeira sugere que a água na Terra terá vindo de asteróides e cometas que colidiram com o planeta, mas uma pesquisa recente dá agora mais força à segunda teoria que sugere que a água esteve sempre presente na Terra estando nas rochas do seu manto, e foi depois gradualmente libertada para a superfície como consequência das erupções vulcânicas.

Determinar a origem da água, irá não apenas ajudar-nos a entender melhor, mas irá também ser uma grande ajuda na descoberta de novos planetas que tenham a capacidade de suportar vida como a conhecemos.

Em 1974, um grupo de cientista descobriu que o manto da Terra contem mais metais preciosos do que o esperado, e que estes elementos têm uma atracção natural pelo ferro, e, portanto, uma grande parte do material havia sido puxado na direcção do núcleo da Terra.

Agora, um novo estudo do início deste ano, mostrou-nos que o tipo de rutênio (um dos materiais que é atraído pelo ferro) presente no manto da Terra tem uma assinatura atómica diferente da pertencente ao material que pode ser encontra nos asteróides comuns do sistema solar exterior, o que sugere que os materiais da Terra tenham tido origem na parte interior do sistema solar, na qual as substâncias voláteis são raras, provando então que é altamente improvável que estes tenham sido a origem da água na Terra.

Existem múltiplas evidências de que os materiais mais antigos presentes na Terra, como o Zircão, sofreram um processo de cristalização devia à interacção de fontes magmáticas com água, e uma vez que estes materiais têm entre 4.1 e 4.3 biliões de anos, é mais provável que a água já estivesse no planeta.

Comment