Nova Missão à Europa Poderá Escavar Por Baixo da Superfície Gelada da Lua

0

Cientistas na Europa estão a discutir a possibilidade de enviar uma missão à Europa, a lua gelada de Júpiter num futuro próximo, umas das regiões mais promissoras para encontrar vida alienígena no nosso Sistema Solar.

Como reportado pela BBC News, os cientistas reuniram-se no Observatoire de Paris esta semana para discutir um número de propostas. Estas incluíam planos para aproveitar a boleia da missão da NASA Europa Multiply-Flyby Mission (EM-FM) em 2022, ou lançar uma missão separada. Os debates também se irão focar em se a missão irá apenas observar a Lua Europa de longe, ou prosseguir com o objectivo mais procurado de aterrar na – e perfurar a – superfície.

É importante se notar que estas são conversações bastante preliminares de momento. “Qualquer que seja a opção escolhida, terá de primeiro ganhar o apoio da European Space Agency (Agência Espacial Europeia) [ESA]”, Escreveu Jonathan Amos para a BBC News.

Mas o clamor por uma missão à Lua Europa está se a intensificar. Estamos bastante convencidos de que esta tem um oceano subterrâneo, que poderá ter as condições necessárias para a vida existir – incluindo calor, causado pela força das marés de Júpiter.

A NASA já tem os olhos postos na Lua Europa com o projecto EM-FM, apesar de não terem ainda decidido se irão ou não incluir uma aterragem. Mas o design dirigido por britânicos de um penetrador poderá ser uma opção, o que iria envolver disparar um projéctil em direcção à superfície da Lua Europa a alta velocidade para escavar a superfície, ou pelos menos expor material subterrâneo.

Outras das propostas faladas pelos Cientistas Europeus incluem um pequeno satélite que aproveite a boleia da sonda da NASA, ou instrumentos ou na nave espacial ou o “soft lander” da NASA, que iria gentimente tocar na superfície da Lua Europa e realizar lá ciência, similar a como a Philae estudou o Cometa 67P-Churyumov/Gerasimenko.

Seja o que for que se materialize na próxima década, é certo que muita gente na comunidade cientifica sente que a altura para explorar a Lua Europa é agora, e temos a tecnologia certa para o fazer. Na nossa demanda para descobrir se estamos sozinhos no universo, esta viagem de apenas alguns anos até à Lua Gelada poderá ser a resposta. Agora só temos de lá ir.

[IFLScience]

Leave A Reply