Nova forma para os computadores gerarem números realmente aleatórios

0

Os computadores são construídos com base em matemática e lógica, portanto, para gerar a ilusão de aleatoriedade eles costumam utilizar equações complexas. Embora possa parecer simples para nós, o processo de geração de números aleatórios é um pouco mais complexo para os computadores.

Mas isto está prestes a mudar, um cientista desenvolveu um novo algoritmo que acredita que irá ajudar os computadores a gerarem números realmente aleatórios – algo que é bastante importante na área da segurança digital, por exemplo para a protecção dos nossos smartphones e similares.

Se, por exemplo, quisermos gerar uma chave criptográfica, tem que ser realmente gerada aleatoriamente, para garantir que não irá existir nenhum acesso não autorizado. O problema é que, se os seus números não forem verdadeiramente aleatórios, outra pessoa pode descobrir o padrão, e facilmente ter acesso aos dados o que é bastante mau quando estamos a lidar com segurança digital.

Este novo algoritmo, desenvolvido Marcin Pawlowski, da Universidade de Gdańs, e alguns dos seus colegas da Polónia, Suécia e Brasil foca-se no método de introdução físico do teclado e tenta eliminar qualquer tipo de padrão perceptível, por outras palavras, basicamente, visa um equilíbrio entre a complexidade e velocidade.

Com base nos ensaios preliminares, a sua abordagem pode certificar um maior grau de aleatoriedade e é também mais rápida. Além disso, funciona em alguns casos em que os métodos antigos não conseguiam funcionar de todo.

O ponto-chave do novo algoritmo é a capacidade de ajuste entre a capacidade de computação disponível e o rigor dos testes necessários para verificar a aleatoriedade dos números. Isto pode parecer limitado, mas significa que conseguimos obter mais números verdadeiramente aleatórios, além de uma melhor segurança para os nossos dispositivos.

[ScienceAlert]

Comment