NASA revela imagens dos anéis de Saturno como nunca vistos

0

Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e é o segundo maior do Sistema Solar, mesmo atrás de Júpiter. Este planeta pertencente ao grupo dos gigantes gasosos, possui cerca de 95 massas terrestres e orbita a uma distância média de 9,5 unidades astronômicas.

Recentemente, a sonda Cassini, aproximou-se dos anéis de Saturno, ao ponto de conseguir ver ao pormenor, com um detalhe impressionante, os objectos com a dimensão de um prédio. São sem dúvida as melhores imagens alguma vez captadas dos anéis do planeta gasoso.

Estas são as novas imagens recolhidas pela sonda espacial Cassini, operada pela NASA, ESA e pela Agência Espacial Italiana que conseguiu fotografar os anéis de Saturno com uma proximidade nunca antes alcançada. Embora os anéis principais do planeta gasoso já tenham sido fotografados anteriormente por esta mesma sonda, a órbita que este agora descreve permite alcançar um maior detalhe nas imagens. Podemos observar nelas objectos com apenas 550 metros de comprimento (o tamanho de alguns dos edifícios mais altos do mundo), algo extremamente pequeno à escala astronómica.

A aproximação da sonda Cassini aos anéis de Saturno faz parte da penúltima fase de uma missão com 20 órbitas. O objetivo dessas órbitas é conhecer o que fica para além dos anéis principais do planeta gasoso. A NASA espera continuar a receber imagens destas até final do mês de Abril, altura em que a Cassini estará a vaguear de anel em anel. Por agora, estará nas luas de Pandora e Dafne a recolher as imagens com melhor definição alguma vez captadas pelas agências espaciais.

Desde o ano de 2004 que a Cassini recolhe imagens de Saturno, as imagens captadas anteriormente eram menos definidas e os pormenores eram menos visíveis. Agora, com acesso a fotos mais pormenorizadas, os cientistas esperam “abrir uma janela inteiramente nova para os anéis de Saturno” e conseguir ainda aperfeiçoar as câmaras para que seja possível captar imagens melhores no futuro.

Leave A Reply