NASA revela fotografias do pôr do sol azul em Marte

0

Foi a sonda Curiosity que captou um pôr do sol azul visto desde o planeta vermelho, Marte. A cor do céu em Marte é sempre oposta àquela que podemos observar do planeta Terra.

Curiosity, a sonda espacial da NASA, conseguiu captar nestes últimos dias, um pôr do sol muito diferente daquele que estamos habituados a observar do planeta Terra. A cor é azul brilhante, e a sonda acompanhou o momento em que a principal estrela da Via Láctea, o Sol, se escondeu atrás do planeta vermelho.

O rover Curiosity é um veículo aproximadamente do tamanho de um carro, e foi criado para ser destinado a explorar a superfície de Marte como parte da missão Mars Science Laboratory.

Essa missão teve início com o seu lançamento, realizado a 26 de novembro de 2011, a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, tendo aterrado com sucesso em Marte, mais precisamente, na zona de Aeolis Palus, localizada na cratera Gale, em 6 de Agosto de 2012.

A cor do céu vista de Marte é sempre oposta àquela que vemos a partir do planeta Terra, ou seja, aqui, o pôr e o nascer do Sol podem ser observados em tons alaranjados, enquanto que no planeta vermelho, observamos um céu azul. Já durante o dia, enquanto que o nosso céu está, regra geral, em tons de azul, em Marte, está avermelhado.

O Huffington Post explicou ainda que tal acontece uma vez que as partículas finas de poeira na atmosfera de Marte absorvem a maior parte da luz azul, fazendo dessa forma com que o dia tenha os tons alaranjados e avermelhados que poder ver em fotografias ou vídeos capturados do planeta. Durante o nascer e o pôr do sol, as partículas ficam directamente viradas para o Sol e refletem essa luz azul, criando assim efeito que foi agora captado pela sonda Curiosity.

Leave A Reply