Misteriosa estrutura de pedra descoberta no mar da Galileia

0

Uma estrutura de pedra gigante descoberta sob as águas do mar da Galileia em Israel deixou os arqueólogos intrigados sobre o seu propósito e há quanto tempo terá sido construída. A misteriosa estrutura tem a forma de um cone, feito de “pedras de basalto em bruto e pedregulhos” e tem um peso estimado de 60.000 toneladas disseram os investigadores. O que torna a torna numa estrutura mais pesada do que a maioria dos navios de guerra modernos.

Erguendo-se quase de 32 pés (10 metros) de altura, tem um diâmetro de cerca de 230 pés (70 metros). Para colocar isso em perspectiva, o círculo externo de pedra de Stonehenge tem uma metade de diâmetro só que com suas pedras mais altas não atingir essa altura.

Primeiro, a estrutura foi detectada no verão de 2003 durante uma pesquisa de sonar da porção sudoeste do mar. Mergulhadores desde então para baixo investigar, eles escrevem na última edição da revista internacional de arqueologia náutica.

"Inspeção por mergulho revelou que a estrutura é feita de pedras de basalto até 1 m (3,2 pés) comprimento com nenhum padrão de construção aparente," os pesquisadores em seu artigo de jornal. "As pedras têm rostos naturais sem sinais de corte ou de cinzelamento. Da mesma forma, não encontramos qualquer sinal de arranjo ou paredes que delineiam essa estrutura."

Dizem que é definitivamente feito por humanos e provavelmente foi construído em terra firme, só mais tarde a ser cobertas pelo mar da Galileia, o nível da água subiu. "A forma e a composição da estrutura submersa não se assemelham a qualquer recurso natural. Portanto, concluímos que é artificial e pode ser denominado um cairn,", observam os pesquisadores.

Mais de 4.000 anos de idade?

Escavação arqueológica subaquática é necessária para que os cientistas podem encontrar artefatos associados e determinar a data e a finalidade da estrutura, disseram os pesquisadores.

Pesquisador Yitzhak Paz, da autoridade de antigüidades de Israel e Universidade Ben-Gurion, acredita que poderia datar mais de 4.000 anos atrás. "A possibilidade mais lógica é que pertence ao terceiro milênio A.C., porque há outros fenômenos megalíticos que se encont[from that time]ram por perto," Paz disse LiveScience, em uma entrevista, observando que esses sites estão associadas com povoações fortificadas.

Os pesquisadores listam vários exemplos de estruturas megalíticas encontradas perto do mar da Galileia que são mais de 4.000 anos de idade. Um exemplo é o site monumental de Khirbet Beteiha, localizado a cerca de 19 milhas (30 quilômetros) do nordeste da estrutura de pedra submersa, as pesquisadoras. "Compreende três círculos concêntricos de pedra, a maior das quais é 56 m[184 feet] de diâmetro."

Se o terceiro milénio A.C. idéia de data prova correta seria colocar a estrutura cerca de uma milha ao norte de uma cidade que os pesquisadores chamam de “Bet Yerah” ou “Khirbet Kerak”.

[LiveScience]

Leave A Reply