Marte poderá ter água numa zona improvável

0

Após uma análise detalhada dos dados da sonda Odyssey, aquela que há mais tempo monitoriza o Planeta Vermelho, foi detectada a possível presença de água no planeta, numa zona improvável, por baixo da superfície na linha do equador do planeta.

A nova análise das leituras da sonda, revelaram que na zona, existem quantidades substanciais de água sob a forma gelada, mas segundo tudo o que sabemos acerca do clima de Marte, tal deveria ser impossível. A descoberta foi feita por uma equipa da Johns Hopkins University, liderada por Jack Wilson, e resulta da análise da ferramenta de espetrómetro de neutrões da sonda, que tem como função detectar a presença de hidrogénio na superfície do planeta.

Apesar de a principal função da sonda Odyssey ser a detecção da presença de água no planeta, uma vez que esta está a uma altitude de sensivelmente 3800 km, uma medição directa torna-se impossível, devido a tal, a sonda recorre a uma análise dos níveis de hidrogénio, que são um bom indicador de que poderá ser encontrada água, e apesar de a sonda não ter a capacidade de detectar também directamente a presença deste, ao analisar os neutrões consegue detectar a sua presença.

Esta técnica foi a mesma que a sonda utilizou para detectar água sob a forma de gelo no planeta em 2002, mas na altura esta foi detectada apenas nas zonas polares de Marte, mas tudo isto mudou quando os cientistas decidiram utilizar o método de reconstrução da imagem bayesiana para aumentar as anteriores detecções de neutrões, e descobriram então a presença de reservatórios relevantes de água, os quais se desconheciam, inclusivamente na linha do equador.

Quanto à explicação para a aparente presença destes reservatórios nesta linha, os cientistas pensam dever-se a uma anterior posição axial do planeta, que seria cerca de 20 º menos inclinado no passado e há alguns milhões de anos, e que tal inclinação, forneceu na altura as condições para a existência de água sob a forma gelada nas regiões agora detectadas.

Claro que será necessária uma melhor e mais aprofundada investigação a fim de chegar a uma conclusão mais definitiva.

Leave A Reply