Mais um bom motivo para fazer exercício: saúde mental

0

Um grupo de cientistas da University of Wisconsin-Madison, descobriu através de um novo estudo, que o exercício beneficia a nossa saúde mental. Ao realizar um estudo acerca do Alzheimer, o grupo de cientistas descobriu que as pessoas que mantém maior atividade física, apresenta funções cerebrais mais saudáveis do que as pessoas que não o fazem dentro dos grupos em risco de desenvolverem a doença.

A pesquisa deu particular enfase ao metabolismo da glucose, o processo que fornece “combustível” às células cerebrais, o que parece também impedir a doença de Alzheimer de se manifestar. O nível de exercício das pessoas do estudo era de cerca de uma hora por dia, mas esta era mais do que suficiente para melhorar a capacidade de metabolização.

Este estudo vem comprovar que apesar de não existir muito que se possa fazer para prevenir o Alzheimer, a simples prática deste nível de exercício, ajuda claramente a prevenir a doença. O estudo recorreu a acelerómetros para fazer a medição de nível de atividade física dos 93 voluntários, de meia idade e todos com um alto risco de desenvolver a doença, mas sem quaisquer sinais evidentes da desta.

A actividade física foi dividida entre actividade leve, como caminhar lentamente, moderada, andar em passada rápida, e intensa, corrida. Estes dados foram analisados e comparados os níveis de metabolismo de glucose no cérebro. Os cientistas descobriram então que os pacientes moderadamente activos, apresentavam padrões mais saudáveis em todas as áreas do cérebro observadas, quando comparados com os pacientes praticantes de baixa actividade física.

A ligação detectada é suficiente para os cientistas concluírem que o exercício físico é extremamente importante para a saúde mental de pacientes em risco de desenvolver Alzheimer, apesar de considerarem que é necessária uma pesquisa mais aprofundada.

Fica então uma vez mais comprovado, que é extremamente positivo e importante praticar exercício, não apenas para o bem-estar físico, mas também para o bem-estar psicológico.

Leave A Reply