Islândia nomeada como o país mais pacífico do mundo pela 6ª vez

0

Se estiver a pensar em mudar-se, e quer um lugar calmo e pacífico, então a Islândia deverá estar no topo da sua lista. De acordo com o relatório Global Peace Index (Índice Global de Paz), que se baseia em factores como ausência de guerra, agitação política e conflitos, este país é o lugar mais tranquilo para se viver (não estamos falando sobre doe paz interior). É a sexta vez consecutiva que a Islândia vence!

O relatório utilizou 23 factores diferentes no total, e os países foram classificados de 1 a 5, sendo 1 o melhor, e o nosso vencedor conseguiu um quase perfeito 1.192, seguido pela Dinamarca, com 1.246 e em terceiro, a Áustria com 1.278. Juntando a Nova Zelândia, Portugal, República Checa, Suíça, Canadá, Japão e Eslovénia e temos o nosso top 10 da paz. Poderá verificar na imagem abaixo os 40 países mais pacíficos.

peaceful-stats

Entre os fatores utilizados para determinar as pontuações foram estavam os crimes violentos, o número de conflitos externos, a instabilidade política, os gastos militares, o número de armas nucleares e de grande calibre, o número de manifestações violentas, e o impacto do terrorismo.

Na parte inferior da lista são países como a Síria em 163º, sendo o mais perigoso (3.806), apenas um pouco à frente do Sudão do Sul (3.593) e do Iraque (3.570). Os EUA alcançaram uma pontuação de 2.154 e estão em 103º em 163 países, bastante mau. O custo da violência para a humanidade está estimado em cerca de 13,6 triliões de dólares americanos todos os anos.

Apesar do facto de a média de paz global ter vindo a diminuir, 81 países conseguiram melhorar a sua pontuação, contra 79 que viram a sua descer. As mortes resultantes de eventos terroristas infelizmente aumentaram 80 por cento, e as mortes em batalha e conflito estão no maior número dos últimos 25 anos.

[ScienceAlert]

Comment