Inovação na arquitectura leva natureza e espaços pedonais ao centro de Xangai

0

Inovação na arquitectura leva natureza e espaços pedonais ao centro de Xangai
É o atelier norte-americano de arquitectura Goettsch Partners e o estúdio Lead 8, de Hong Kong, que ganharam agora uma competição para desenhar um complexo residencial e comercial no distrito de Minhang, no centro de Xangai, tratando-se esta de uma infraestrutura que irá romper com todas as tradicionais soluções de construção já existentes nesta cidade chinesa.

Originalmente uma vila, com a sua economia baseada na pesca e no sector têxtil, Xangai só ganhou a devida importância no século XIX, devido à sua localização favorável, nomeadamente do seu porto, e também por ser uma das cidades mais abertas ao comércio exterior pelo Tratado de Nanquim.

Segundo o Inhabitat, o aspecto mais notável deste design, é sem dúvida a incorporação de características ligadas à sustentabilidade, de telhados verdes a minijardins e espaços verdes que poderão vir a ser utilizados, exclusivamente, por pedestres.

O novo complexo – Todtown – vai incluir uma área residencial, um shopping, zona de escritórios e centro cultural. Terá ainda uma estação de metro própria e comboio muito próximo. Com 130.000 metros quadrados, a zona de comércio será o coração do empreendimento e terá várias áreas verdes, incluindo um terraço. A zona de escritórios terá 146.000 e a residencial perto de 54.000.

Mas grande foco de Todtown serão as áreas pedestres, vão haver rotas específicas para quem gostar de caminhar, todas elas com ligações aos transportes públicos e bairros limítrofes. “Será um ambiente urbano sustentável que vai concentrar densidades compactas e caminháveis, à volta de um lugar vibrante e com acesso à estação de comboio de Xangai”, assim explicou David Buffonge, co-fundador e director-executivo da Lead 8.

Esta cidade é um destino turístico muito famoso pelos seus marcos históricos, como o Bund, o Templo Cidade de Deus, o moderno e em constante expansão centro financeiro de Pudong, onde está localizada a famosa Torre Pérola Oriental. Esta inovação será mais um ponto focal de Xangai.

Leave A Reply